Prorrogadas inscrições para concurso de desenho para alunos do ensino médio
Estudantes de escolas públicas e privadas podem se inscrever até 5 de junho. Resultado será divulgado em 15 de junho
As inscrições para o concurso que vai selecionar um desenho para o livro dos 60 anos do Conselho de Educação do DF (CEDF) foram prorrogadas. Agora, os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas podem participar até as 19h do dia 5 de junho, domingo. O prazo se encerraria em 22 de maio.
O vencedor vai integrar a capa, documentos, mídias, portais e materiais gráficos do conselho, além de participar da mesa de lançamento do livro, durante a 17ª Conferência de Educação do Distrito Federal, nos dias 17 e 18 de agosto. Os outros cinco selecionados vão ilustrar cada capítulo da obra.
“Comemorar os 60 anos do CEDF com a pluralidade registrada em um livro que conta esta história e o protagonismo do conselho em torno das políticas de educação do DF legitima a atuação da instituição como guardiã e vanguarda da educação distrital”, comenta a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck.
De acordo com o presidente do CEDF, Mário Sérgio Mafra, a iniciativa contribui com o protagonismo estudantil. “O concurso é uma contribuição do CEDF à cultura de paz nas escolas e ao projeto de vida dos estudantes, na esperança de revelar novos talentos e incentivar trajetórias de sucesso”.
Inscrição
Para participar, basta preencher o formulário presente no anexo I do edital e submetê-lo com o desenho. Os menores de idade devem apresentar autorização dos pais ou responsável. Após o preenchimento, o candidato receberá um e-mail automático com a confirmação da inscrição.
Os documentos devem ser digitalizados em um dos seguintes formatos: PNG, JPEG ou PDF. Cada arquivo não poderá ser maior que 10 MB. Ele deve ser nomeado com o nome do aluno, como: “Nomedoaluno.jpeg”. Os desenhos que não atenderem aos requisitos do edital — seja pelo formato, pelo conteúdo, seja pela documentação apresentada — serão desclassificados.
Critérios
A comissão julgadora – composta por integrantes do CEDF, da UnDF e por artistas convidados – fará a avaliação da primeira fase. Já a segunda fase será feita por voto popular, que será disponibilizado no site oficial.
Confira as principais características que serão exigidas:
– Criatividade: o desenho deve ser elaborado com inovação conceitual e técnica.
– Fidelidade ao tema: a ilustração deve estabelecer relação explícita com a temática dos 60 anos do CEDF.
– Aplicabilidade: visa ter possibilidade de diferentes aplicações em mídias impressas e digitais do desenho avaliado.
– Originalidade: o desenho deve ter uma desvinculação de outras marcas já existentes.
– Comunicabilidade: o desenho deve ser conciso, ter universalidade. A marca precisa deixar clara a ideia proposta.
– Qualidade artística: o projeto deve ter qualidade na elaboração do desenho.
*Com informações da Secretaria de Educação
Catarina Loiola, da Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo