23.5 C
Brasília
terça-feira, junho 24, 2025

Rodas do Cerrado promove ações de Cultura Popular e preservação ambiental em Samambaia

Date:

Share post:

Projeto criado pelo grupo Cerradims ocupará o Complexo Cultural Samambaia de julho a outubro. Na programação, oficinas, rodas abertas e show com nomes como Martinha do Coco e Alberto Salgado

A cultura popular e o meio ambiente fazem parceria para celebrar, encantar e educar a nossa gente. É o projeto Rodas do Cerrado, promovido pelo grupo Cerradims. De julho a outubro, a iniciativa ocupará o Complexo Cultural Samambaia com uma série de atividades gratuitas e abertas para todes, incluindo shows, oficinas e rodas musicais. 

A iniciativa busca promover as tradições culturais e a preservação ambiental, levando ao público diversos saberes e fazeres de artistas e educadores do DF. Apresentações de grandes nomes, como Mestra Martinha do Coco, Alberto Salgado, Coco dos Encantados, Sambadeiras de Roda e os anfitriões Cerradims, compõem a programação, que vai levar ao público o coco de roda, o forró e diversos ritmos populares. 

As oficinas serão ministradas por especialistas das encantarias do Cerrado: Michele Duarte, na Criação de Horta Vertical; Priscilla Castro, nas Plantas Medicinais; Igu Malagueta e Gui Cerradim, na Fabricação e Toques de Pífano; e Ritmo e Poesia no Samba de Coco, com Martinha do Coco e Cerradims. 

Ao fim de cada dia, uma roda será aberta para fechar cada festejo com a participação espontânea e livre do público, onde todos poderão cantar, dançar e festejar o nosso Cerrado, que é fonte de diversidade natural e afetiva.

O evento contará com medidas de inclusão e acessibilidade, como a Tradução de Libras das oficinas e shows; e espaço adequado para receber pessoas com mobilidades reduzidas e Pessoas Com Deficiência.

O Rodas do Cerrado é produzido pela produtora Pequi Pimenta e Marakaya, é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (SECEC-DF) e tem apoio do Complexo Cultural de Samambaia.

Os anfitriões da festa: Cerradims

Brasília tem o privilégio de abrigar um grupo musical único e vibrante: Cerradims. Composto pelos talentosos músicos e produtores Igu Malagueta e Gui Cerradim, a banda é pioneira e fundadora do movimento cultural conhecido como CERRADANCE. Inspirados pelo tropicalismo, manguebeat e pelas raízes das culturas populares tradicionais do Nordeste e Norte do Brasil, presentes desde a fundação da cidade pelos candangos e seus descendentes, o Cerradims traz uma proposta musical inovadora e cativante.

Através de misturas e experimentações, reinventa a musicalidade de um gênero e cria um conceito artístico completamente novo. Seu som autêntico fortalece a identidade cultural e celebra a memória viva da cidade, bem como suas influências históricas. O grupo se apropria do bioma do Cerrado, utilizando-o como fonte de inspiração e originalidade. Eles enaltecem a riqueza dessa encruzilhada cultural brasileira, que se estabelece como um leito e berço de encontros de águas e culturas das mais diversas.

PROGRAMAÇÃO


08 de julho (sábado)

16h: Oficina Fabricação e Toques de Pífano, com Igu Malagueta Pife e Gui Cerradim

19h: Shows de Cerradims, Alberto Salgado e roda aberta

19 de agosto (domingo)

16h:Oficina  Plantas Medicinais do Cerrado: ciência, arte e ancestralidade ministrada por Priscilla Castro;

19h: Shows de Cerradims, Coco dos Encantados e roda aberta

02 de setembro (sábado)

16h: Oficina: Ritmo e Poesia no Samba de Coco, ministrada por Martinha do Coco e Cerradims.

19h: Shows de  Cerradims, Martinha de Coco e Roda Aberta

07 de outubro (domingo)

16h: Oficina: Criação de Horta Vertical ministrada por Michelle Duarte.

19h: Cerradims, Sambadeiras de Roda e Roda Aberta.

SERVIÇO

Rodas do Cerrado

Onde: Complexo Cultural Samambaia

Quando: julho a outubro de 2023 – primeira edição no dia 08 de julho, sábado, 16h

Quanto: gratuito

Classificação: livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Suplemento inovador que acelera a queima de gordura

Desenvolvido a partir da molécula L-BAIBA, Actione melhora o metabolismo, reduz medidas e pode beneficiar até quem não...

Fala, para que eu te veja”: como as palavras revelam a alma

Fala, para que eu te veja.” Esta frase atribuída a Sócrates pode parecer simples à primeira vista, mas...

O Mistério do TOC TOC

Por: Edson Gabriel GarciaNo alto da colina mais silenciosa do bairro, havia uma casa de janelas compridas e...

Prepare-se para entrar em histórias cheias de suspense, onde o inesperado espreita a cada página!

Nascido em Nova Granada, São Paulo, em 4 de junho de 1949, Edson Gabriel Garcia se formou professor e trabalhou...