27.5 C
Brasília
sexta-feira, dezembro 13, 2024

Sala de Guerra

Date:

Share post:

Por : Rubem Soares de Oliveira Lima https://www.linkedin.com/in/rubem-lima/
Por: Rubem Soares de Oliveira Lima
https://www.linkedin.com/in/rubem-lima/

Empresas passam por momentos críticos e mudanças ou medidas de contenção são necessárias nesses momentos.

Tomar decisões e solucionar problemas rapidamente pode significar a manutenção do seu negócio.

Para que se consiga priorizar as dificuldades, diagnosticar as causas dos problemas, definir o caminho e os objetivos a serem alcançados no menor tempo possível, utilizamos a técnica da Sala de Guerra. Essa técnica, aplicada às boas práticas de gestão de negócios, funciona como meio pelo qual pode-se analisar o cenário, subdividir e priorizar as dificuldades, gerenciar os problemas, tomar decisões com base nas informações disponíveis e nas necessidades da empresa e implementar soluções.

Pode-se dizer então que a Sala de Guerra serve justamente para apoiar a obtenção das respostas às inúmeras situações e dificuldades enfrentadas, ou seja, Sala de Guerra deve facilitar a análise, a deliberação e melhorar o julgamento dos problemas e das soluções, encurtando o tempo de reação e de resposta.

Basicamente, uma Sala de Guerra reúne, no mesmo lugar, pessoal qualificado, tecnologia, informação e inteligência para dar suporte à tomada de decisão e à gestão em tempo real. Esses componentes são organizados para auxiliar grupos de pessoas a trabalharem colaborativamente e é nesse sentido que o sucesso das Salas está associado ao intenso esforço de um time focado em um determinado objetivo ou resultado.

Se sua área, departamento ou empresa precisa congregar pessoas com experiências e conhecimentos diversos, para resolver problemas e alcançar novo patamar de resultados, essa técnica pode ser uma boa solução para você.
Para facilitar a aplicação da técnica sugiro que siga as seguintes ações:

1- Antes da execução da Sala de Situação:

a) Junte-se com os principais gestores e colaboradores, e apresente as dificuldades atuais e os objetivos que se pretende ou necessita atingir.
a) Defina os papéis dos membros do grupo de trabalho. Quem será o líder, o mediador e o coordenador que irá controlar e apoiar o desenvolvimento de cada ação.
b) Evite as conversas paralelas e a falta de objetividade durante a reunião.
c) Defina o cronograma de reuniões, hora de início e o tempo máximo de duração (inicie com no máximo 1 ou 2 horas e busque formas para reduzir esse tempo)
d) Separe os temas prioritários a serem solucionados.
e) Busque sempre a objetividade, evitando teorias, exemplos e feeling.

2- Instituindo a Sala de Situação

Agora você já possui o mínimo de informação, organização e alinhamento com os seus principais gestores, é preciso instituir a Sala de Situação.

b) Convide todos os gestores de sua empresa para a primeira reunião. Nesta apresente a eles:
i) O problema central e as dificuldades a ele associadas;
ii) Os objetivos e metas a serem atingidos;
iii) As regras que deverão ser cumpridas durante a execução das Salas de Guerra.
f) Baseado na técnica de análise SWOT que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), realize entrevistas com seus gestores, principais membros de sua equipe, fornecedores e clientes para colher deles, informações internas e externas. Essas informações fornecerão o direcionamento de onde podem estar ocorrendo os problemas e quais são as suas causas.
g) Análise, em conjunto, as informações disponíveis nos relatórios de desempenho, indicadores e demais dados disponíveis. Defina quais as informações interessam para a decisão e descarte o resto.

Observação: Não se preocupe em discutir cada ponto da SWOT, o principal é criar uma agenda de discussão baseada na prioridade de cada cada item a ser avaliado e corrigido ou implementado.

c) Em seguida solicite a cada participante, quando possível, que apresentem sua análise e solução para cada dificuldade ou oportunidade apresentada. Lembre-se que sua equipe será formada por pessoas de diversas especialidades e que cada uma pode ajudar ou agregar valor com ações de sua área de conhecimento, mesmo de indiretamente.
d) Defina a equipe de execução e de apoio, bem como as datas de início e fim para cada solução acordada.
e) Acompanhe, em cada Sala de Guerra, a evolução e o resultado das ações. O ideal é que as ações definidas se iniciem no mesmo dia em que forem definidas em Sala e que possam sem desenvolvidas antes da próxima Sala de Situação ou o mais rápido possível.
f) Recompense, sempre que possível os sucessos obtidos pelas ações definidas.
Erros comuns:
a) Sala de situação serve para corrigir rumos e não para gerir indefinidamente uma empresa ou departamento.
b) Devido ao seu caráter situacional, não sugiro o seu uso de forma indefinida e sem prazo de término, salvo em segmentos em que competitividade diária é evidente ou que as transformações são tão rápidas que podem gerar grandes prejuízos.
Como resultado pode-se esperar, por exemplo: a redução da inadimplência, aumento das vendas, melhor utilização ou desenvolvimento de novos indicadores, utilização de novas tecnologias e melhoria na gestão da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

DF recebe exposição fotográfica de Adriana Bittar 

As fotografias podem ser vistas no Espaço Oscar Niemeyer, localizado no complexo da Praça dos Três Poderes, a...

O Desequilíbrio, o Jogo Político e o Risco para Brasília

 O debate que tomou conta da pauta da nossa cidade é sobre a mudança da correção do Fundo...

PaulOOctavio lança Residencial Marianne Peretti, o mais luxuoso de sua história*

A PaulOOctavio lançou o edifício mais luxuoso de sua história neste sábado (30). Erguido na SQNW 304 Bloco...