19.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 6, 2024

Sambista Breno Alves lança seu primeiro disco autoral

Date:

Share post:

Sambista Breno Alves lança seu primeiro disco autoral

O álbum, integrante do projeto Circuito Candango de Culturas Populares, conta com

várias participações especiais e apresenta um repertório para todos os gostos.

Vai Melhorar é o resultado do primeiro trabalho solo do músico Breno Alves, consagrado como personalidade fundamental para a história do samba na capital do país. A partir de 5 de março, será disponibilizado, nas principais plataformas virtuais de música, o disco que contém 10 faixas inéditas, com 6 canções do sambista, além de outras 4 feitas por outros compositores, como Kaká Pereira, Serginho Magalhães, Ceumar, Beto Freitas, Dudu Sete Cordas, Vinícius de Oliveira e Diego Pedigree.

Breno Alves, em sua trajetória, deixou marcas importantes na música candanga contemporânea, a partir da atuação em seu grupo, o 7Na Roda. Com eles, gravou dois CDs e um DVD, bem como atuou nos principais palcos da cidade, destacando-se como uma das bandas locais de maior visibilidade nos últimos anos.

A partir de então, por seu caráter agregador, o jovem sambista sempre conseguiu reunir compositores, estilos, músicos e até técnicos de som, todos vinculados ao caráter particular que possui o samba daqui: o sotaque candango. Um estilo recente, da mesma idade da cidade, porém composto por diversas vozes oriundas de todos os estados do Brasil. A diversidade que habita o ritmo em nossa capital é a mesma que hoje encontra-se em todas as cidades satélites do Distrito Federal e reverbera em alto e bom som no álbum de Breno.

Thanise Silva, uma das arranjadoras escolhidas para o trabalho, compartilha essa visão sobre o artista: “bom, em primeiro lugar, eu não acho que o Breno é importante só para o samba de Brasília, ele é importante para o samba como um todo. Primeiro, porque ele é uma enciclopédia do samba. Não tem um que você cante, um trecho, e ele não saiba do que você está falando. Ele sabe tudo de samba, ele é nosso HD de samba. E segundo, porque ele é uma pessoa que respeita muito a tradição. E também agrega muita coisa boa. É alguém que leva o samba adiante”.

Mantendo as tradições das matrizes desse ritmo, que é patrimônio cultural imaterial do Brasil, sem nunca deixar de trabalhar a diversidade, o compositor apostou em uma proposta eclética, realizada a muitas mãos, cabeças e corações.

Para as gravações, trouxe as sublimes vozes de Renata Jambeiro, de Realleza, de Cris Pereira e de Fernanda Jacob. Tanta diversidade é também demonstrada pela quantidade de ritmos presentes no álbum — Samba, Samba Canção, Samba Urbano, Samba de Roda, Samba de Quadra, Partido-Alto, Ilú (quebra-prato), Ijexá, Bumba meu Boi, Maxixe, Barravento, Toque de São Bento Grande e Rap. Não bastasse tudo isso, fez questão de gravar com três arranjadores, Amilcar Paré e Jackson Delano, além de Thanise.

“A escolha de três arranjadores deixou o disco mais colorido. São todas pessoas envolvidas com a cultura de Brasília. Também tive o cuidado de produzir um álbum bem eclético. O público pode esperar um disco para todos os gostos. Tem sambas dolentes, de amor, de esperança, contra o preconceito racial, contra a intolerância, mistura de rap com samba, enfim, bem diverso”, relata Breno.

Vai Melhorar integra o amplo projeto Circuito Candango de Culturas Populares, foi realizado e produzido pelo Instituto Rosa dos Ventos, e contou com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC). Stéffanie Oliveira, presidente da Rosa dos Ventos, conta sobre o que Breno Alves representa e como o lançamento de seu disco impacta nosso público. “ O Breno é um agregador de musicalidades, de pessoas e de movimentos. Sua capacidade de reunir os sambas de Brasília, as Escolas de Samba, os sambas de roda, os sambas de mesa, a cultura popular, entre outros, contempla a marca registrada de nossa música, que é a diversidade. Acredito que o Circuito Candango de Culturas Populares cumpre um sensível papel ao viabilizar um trabalho fincado nas tradições, mas colorido pela diversidade. É incrível ver essa obra ser gestada e parida em um momento tão delicado. Ainda mais em se tratando de um artista que levanta a bandeira da coletividade, com um projeto repleto de vozes distintas. Um alívio para o coração ouvir uma música agregadora que deixa evidente nosso sotaque candango”, explica.

Serviço: Lançamento do primeiro álbum solo de Breno Alves, Vai Melhorar.

Data: 05/03/2021

Local: principais plataformas virtuais de música.

Pre-save: https://tratore.ffm.to/vai-melhorar

Mais informações: @circuitocandango, @rosadosventosinstituto e @brenoalves.oficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...