22.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 21, 2026

SBRA lança primeiro livro colaborativo sobre reprodução assistida em tempos de Covid-19

Date:

Share post:

SBRA lança primeiro livro colaborativo sobre reprodução assistida em tempos de Covid-19

Publicação conta com textos de mais de 100 pesquisadores e clínicos brasileiros da área

Buscando compartilhar conhecimentos sobre os efeitos do SARS-CoV-2 (novo coronavírus), a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) lançou neste mês de maio o primeiro livro colaborativo sobre reprodução assistida em tempos de pandemia da Covid-19. A publicação Interfaces: Reprodução Humana e Covid-19 conta com 302 páginas e traz conhecimentos compartilhados por mais de 100 pesquisadores e clínicos brasileiros da área.

De acordo com o editor do livro, o andrologista e especialista em reprodução assistida da SBRA, Lister Salgueiro, a obra reúne publicações científicas relevantes sobre o vírus e sobre os impactos da disseminação da doença. “A vontade de participar e ajudar, junto com a velocidade imprimida no processo, foi a faísca para união de pessoas de várias clínicas e locais com um objetivo único, e isso levou ao sucesso deste livro”, afirma.

A obra tem por objetivo aprofundar constatações iniciais sobre o coronavírus e sua relação com a reprodução humana, respondendo a demandas urgentes de fundamentação da ciência e dos órgãos públicos que acompanham e fiscalizam os profissionais da área, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O vice-presidente da SBRA, Paulo Taitson, que atuou como co-editor do material, juntamente com as presidentes da SBRA e da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA, Hitomi Nakagawa e Maria do Carmo Borges, ressalta que a publicação da obra reafirma a responsabilidade social e científica da Sociedade de informar a população em geral, aos profissionais da saúde e aos órgãos públicos seu compromisso de cuidar da reprodução humana e da vida humana.

“Pesquisas futuras ainda serão necessárias para melhor entendermos o impacto a longo prazo do SARS-CoV-2 nos aspectos reprodutivos masculino e feminino, incluindo fertilidade, bem como a implicação endócrina nos testículos e nos ovários. Para que tenhamos uma resposta mais concreta e definitiva sobre os possíveis danos, iremos necessitar de mais tempo e mais estudos”, diz.

A publicação também levou em consideração a necessidade de identificar a natureza dessas profundas mudanças provocadas pelo vírus e a forma como elas interferem na medicina brasileira. Segundo a presidente da SBRA, a obra também traz o posicionamento da SBRA sobre o atendimento ao paciente que deseja completar sua família em tempos de pandemia por coronavírus.

“Nós observamos como essas mudanças interferem na definição de diretrizes e estratégias dos atendimentos com a segurança biológica devida para casais que necessitam engravidar, inclusive sem perder de vista o acolhimento emocional de que tanto precisam neste momento”, ressalta.

Com a colaboração de pesquisadores e clínicos da área de reprodução assistida, a obra foi produzida em apenas 21 dias e está disponível gratuitamente para qualquer profissional interessado no assunto. “A todos os que se dedicaram a compartilhar conhecimento sobre a Covid-19, num momento de tantas publicações e necessidade de aguçado bom senso, nossos mais profundos agradecimentos por terem incorporado o espírito de união e parceria da SBRA”, conclui Nakagawa.

A SBRA segue acompanhando de perto as informações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e comunidade científica internacional para continuar orientando os profissionais da área, seus pacientes e toda a sociedade.

Clique aqui e leia gratuitamente o livro Interfaces: Reprodução Humana e Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Isabella Carpaneda, a influência que atravessa gerações e transforma a educação brasileira

Reconhecida nacionalmente por sua contribuição à educação brasileira, Isabella Carpaneda se consolidou como uma das escritoras e educadoras...

O peso político da mentira: quando a dívida com a verdade se transforma em capital de poder

A frase “Toda mentira contada é uma dívida com a verdade”, encapsula uma tensão fundamental da política: a...

Seja sua melhor companhia: quando você se basta, nada falta

Aprender a ser uma boa companhia para si mesmo é um ato silencioso de coragem. Em um mundo...

Festa de São Sebastião do Boi de Seu Teodoro celebra tradição e recebe o projeto “Cultura Negra em Movimento” em Sobradinho*

Evento gratuito une fé e folclore com o tradicional levantamento do mastro, ladainhas e apresentações do Tambor de...