No momento, a imunização será restrita a grupos prioritários
O Distrito Federal inicia a campanha de vacinação contra a gripe a partir das 8h desta terça-feira (19/03). A primeira etapa será para os grupos prioritários, divididos em seis categorias: idosos, crianças até 5 anos, gestantes, puérperas (pós-parto), portadores de doenças crônicas e detentos. Os locais de vacinação já podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, acessando aqui.
Para pessoas portadoras de doenças crônicas, é necessário a comprovação da condição. A campanha será ampliada para os demais grupos prioritários: profissionais da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. Em alguns casos, é importante a comprovação da ocupação profissional, portando o crachá ou contracheque, dentre outros documentos que possam fazer a identificação.
O Programa Nacional de Imunização do Brasil é conhecido em todo o território e é um dos maiores do mundo, ofertando hoje 45 diferentes tipos imunológicos. O Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla hoje não só crianças, mas grupos prioritários, profissionais e povos indígenas. E importante mencionar que, a vacinação contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas ajuda a prevenir outras infecções respiratórias.