26.5 C
Brasília
terça-feira, maio 7, 2024

SERTÃO FORTE

Date:

Share post:

SERTÃO FORTE

Galeria da Casa Thomas Jefferson recebe exposição de Noilton Pereira entre 14 de junho e 20 de julho

Às vezes, uma imagem vale mesmo mais do que mil palavras. Às vezes um clique capta a essência de um momento, de uma vida, de muitas vidas. Às vezes, o registro toma os expectadores pela emoção. Às vezes, o olhar e o livre arbítrio de um fotógrafo são pautados pelo desejo de mudanças. Para Noilton Pereira, a fotografia é um instrumento transformador de realidades que parecem paradas no tempo. Com a sensibilidade típica dos que se inquietam diante do que passa despercebido para muitos, ele eterniza nuances da história dos sertanejos que vivem na região da Chapada Diamantina, no sertão baiano. Uma coletânea de 50 fotos do fotógrafo está na exposição Sertão Forte, em cartaz na Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson – Jefferson – SEP Sul 706/906, de 14 de junho a 20 de julho.

Noilton Pereira é autodidata. Foi radialista, conhecia muito bem o contexto do sertanejo que habita a região da Chapada Diamantina. “Eu visitava as comunidades, tinha entrosamento com meus conterrâneos, conhecia o dia-a-dia sofrido de muitos deles, as tantas limitações impostas pela história do nosso País, mas não conseguia transmitir isso para as pessoas que viviam fora dessa realidade”, revela. O olhar apurado de Noilton ganhou o mundo virtual e possibilitou uma corrente do bem. O fotógrafo idealizou e executa um trabalho social para ajudar a comunidade da periferia de Ruy Barbosa, cidade da Chapada Diamantina, no interior baiano. “A fotografia me permitiu derrubar fronteiras e a minha inquietude me fez fotógrafo. Eu passei a registrar a vida dessa gente simplória, que vive em casas de barro, de chão batido, sem recursos”, relembra. As imagens ganharam o mundo pelas redes sociais, as pessoas passaram a procurar Noilton para comprar as fotos e a venda delas, hoje, financia um programa que fornece material escolar, alimentação, brinquedos, roupas, móveis e até novas casas para famílias em situação de vulnerabilidade social e risco.

O baiano Noilton começou a trabalhar na infância para ajudar a avó e a tia que o criaram. Os anos passaram e ele compreendeu que a fotografia e o voluntariado suprem desejos que estão entranhados em sua alma. Seu trabalho ganhou visibilidade e notoriedade em todo o Brasil. A exposição Sertão Forte traz a Brasília o olhar apurado e generoso desse fotógrafo.  Além de apreciar as tantas nuances da baianidade e da vida sertaneja, o público brasiliense poderá ser um elo da corrente do bem que começou com o Noilton. O crowdfunding para o projeto social Sertão Forte pode ser acessado em www.vakinha.com.br/vaquinha/casa-do-sr-ailtonAs fotos expostas na mostra da Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson também serão vendidas. Os recursos serão revertidos ao projeto.

PROGRAME-SE

EXPOSIÇÃO SERTÃO FORTE

Local: GALERIA DE ARTE da Casa Thomas Jefferson – Asa Sul (SEPS 706/906)

Data:  de 14 de junho a 20 de julho

Abertura: sexta-feira, 14 de junho de 2019, às 20h

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 21h | sábados, das 9h às 12h | domingos e feriados, fechada.

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...