20.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 26, 2024

Tecnologista do ON propõe parâmetro simples para quantificar a evolução da pandemia

Date:

Share post:

Tecnologista do ON propõe parâmetro simples para quantificar a evolução da pandemia

O estudo determina a variação diária da taxa de crescimento exponencial da curva de casos da doença.

Tecnologista do ON propõe parâmetro simples para quantificar a evolução da pandemia

Entender a evolução do contágio do coronavírus contribui para definições sobre as medidas de distanciamento social. O tecnologista Daniel da Silva Quaresma, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa do  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolveu um estudo em que introduz um parâmetro simples de calcular, para quantificar a aceleração no crescimento da Covid-19.

O estudo determina a variação diária da taxa de crescimento exponencial da curva de casos da doença. O parâmetro k, como foi denominado pelo autor, calcula-se a partir da diferença entre o número de casos numa dada data e o número de casos na data de 5 dias antes, divide-se por 5 e divide-se ainda pelo número de casos na data.

“Este parâmetro é uma estimativa que aumenta de valor se o crescimento da curva de casos é acelerado e reduz se o crescimento da curva desacelera”, explica Quaresma, que é formado em Física, tem mestrado em Metrologia das Radiações Ionizantes e trabalha no laboratório de Gravimetria do Observatório Nacional. Quaresma afirma que o comportamento de k reflete, de certo modo, os efeitos do distanciamento social, pois o valor do parâmetro diminui à medida que a adesão ao distanciamento social aumenta.

O parâmetro k é sensível às variações na curva do número de casos, demonstrando a velocidade da disseminação da doença. Além disso, os valores de k podem ser correlacionados com as diferentes fases da pandemia. Por exemplo, os países que já passaram pelo pico pandêmico (pico no número de mortes por dia) apresentam valores de k menores 0,025/dia enquanto o Brasil, em particular o Rio de Janeiro, está com k de aproximadamente 0,06/dia.

ON

Evolução do parâmetro k em diferentes países

Evolução do parâmetro k em diferentes países

ON

 Parâmetro k para o estado de Rio de Janeiro. O fato do parâmetro não estar  evidenciando uma tendência clara de queda reforça a necessidade de se adotar o lockdown.

Parâmetro k para o estado de Rio de Janeiro. O fato do parâmetro não estar evidenciando uma tendência clara de queda reforça a necessidade de se adotar o lockdown.

O parâmetro k tem a vantagem de ser muito simples de calcular, não sendo necessário assumir nenhum modelo específico, pois está baseado apenas na análise dos dados disponíveis. “Com isso, é possível monitorar diariamente a aceleração do crescimento da curva e relacioná-lo ao cumprimento das medidas de isolamento social”, conclui Quaresma.

» Com informações do Observatório Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O GDF não previne e aumenta gasto com saúde

O uso de tendas e carretas tem se tornado cada vez mais recorrente. Ele é útil em crises,...

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...