A Universidade de Brasília (UnB) reforça seu compromisso com a inclusão educacional ao anunciar a segunda edição do vestibular 60mais. Esta iniciativa é voltada para pessoas com mais de 60 anos e disponibiliza 216 vagas em 60 cursos diferentes, representando um aumento expressivo em relação à primeira edição, que ofereceu 136 vagas em 37 cursos.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 30 de abril a 15 de maio. Os interessados podem se inscrever tanto online pelo portal da UnB quanto presencialmente no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A universidade divulgará os locais e a data da prova, que consistirá em uma redação em língua portuguesa, através de um edital a ser publicado no dia 26 de abril.
A campanha “Envelhecer Saudável”, endossada pela Câmara dos Direitos Humanos da UnB, busca oferecer aos idosos a oportunidade de ingressar no ensino superior na área que sempre desejaram. A iniciativa visa tornar a UnB uma instituição cada vez mais diversa, inclusiva e democrática, reforçada pelo sucesso da primeira edição do vestibular, que atraiu mais de 3 mil candidatos.
A diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação da UnB ressaltou a importância de os futuros candidatos se prepararem adequadamente para a prova de redação, recomendando que eles se familiarizem com as normas atuais de redação e pratiquem a escrita sobre temas contemporâneos.
Os aprovados começarão seus cursos em agosto deste ano, após a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB de tornar o vestibular 60mais um processo seletivo semestral. Tal medida demonstra o compromisso da universidade com a educação continuada e o acesso à educação superior para todas as idades.