14.5 C
Brasília
domingo, maio 12, 2024

9 receitas caseiras e nutritivas para as festas juninas

Date:

Share post:

Em junho, a temporada de festas desperta o paladar. As comidas típicas são o foco das atenções e, para deixar o cardápio nutritivo, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica sobre os principais ingredientes dos pratos da época e ensina receitas fáceis de preparar em casa que vão deixar a festa ainda mais gostosa. “As preparações consumidas nas festas juninas envolvem itens variados que podem ser bastante nutritivos”, diz Renata.

Canjica

É uma preparação originária do Brasil, típica de festas juninas e que combina muito bem com o inverno. É rica em calorias e carboidratos e também nos fornece fibras, alguns minerais como cálcio, zinco e fósforo, além de vitaminas do complexo B.

Canjica saudável

250g de canjica branca
50g de coco ralado
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
200ml de leite de coco
400ml de água
750ml de leite semidesnatado
4 ramos de canela
Canela em pó a gosto
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho por algumas horas. Coloque os grãos em uma panela de pressão com o leite, a água, a biomassa de banana verde e o açúcar mascavo. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Quando o conteúdo da panela estiver frio, acrescente o coco ralado, o leite de coco, a canela e a pitada de sal. Mexa tudo e leve novamente ao fogo, desta vez sem pressão. Assim que a mistura ficar bem cremosa, tire do fogo, coloque em uma travessa e polvilhe canela em pó.

Canjica salgada

1 cebola picada
2 dentes de alho ralados
1 pote de 200g de queijo cremoso
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
900g de milho de canjica cozido

Azeite de oliva

Modo de preparo:

Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Diminua o fogo e acrescente o queijo cremoso e cozinhe, em fogo baixo, até ele derreter e formar um molho de queijo. Retire do fogo e misture bem com o queijo parmesão e o milho de canjica cozido. Passe para um refratário untado e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos.

Milho

O milho é um alimento rico em fibras a açúcares, além de minerais, como ferro, que previne anemias, fósforo, que beneficia a saúde óssea, potássio, que previne cãibras e ajuda na regulação da pressão arterial e na contração muscular, e zinco, que tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Curau simples

4 espigas de milho
500ml de leite integral
1 xícara de chá de açúcar
Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Rale as espigas e bata o milho no liquidificador com o leite. Passe o conteúdo pela peneira até que fique bem coado. Leve ao fogo e acrescente o açúcar. Mexa bem até que se forme um creme consistente. Coloque em taças e polvilhe canela.

Pamonha de assadeira

4 espigas de milho grandes
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de açúcar
3 colheres de sopa bem cheias de queijo ralado

Modo de preparo:

Rale o milho e bata no liquidificador com os demais ingredientes até desmanchar os grãos. Unte uma forma média de anel com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque a massa, cubra com papel alumínio e leve ao forno brando por 30 minutos ou até que a massa fique cozida (teste do palito).

Arroz

Rico em carboidratos, o arroz é um prato muito tradicional, que historicamente tem um papel fundamental no estado nutricional do brasileiro. A versão integral possui uma concentração maior de nutrientes como fibras e vitaminas do complexo B, que ajuda na manutenção da saúde do sistema nervoso central. A versão refinada também é fonte desses nutrientes, mas em menor quantidade.

Arroz doce com coco

2 xícaras de chá de arroz
800ml de leite integral
2 xícaras de chá de açúcar
100g de coco seco ralado
2 colheres de sopa de cravo-da-índia
Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe bem o arroz. Adicione o leite, os cravos e o açúcar, e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Acrescente o coco ralado e mexa bem. Se quiser uma preparação mais consistente, deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Coloque em um refratário ou em taças individuais e polvilhe canela em pó a gosto.

Amendoim

Rico em gorduras boas e fibras, é um alimento de alto teor energético, que ajuda no aporte de vitaminas de complexo B, além de vitamina E, que age como antioxidante.

Paçoca funcional

1 xícara de chá de amendoim
3 colheres de sopa de aveia fina
1 colher de chá de canela em pó
5 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

Torre o amendoim. Em seguida, leve ao liquidificador e adicione o mel. Bata na potência baixa até que se transforme em uma pasta. Misture a pasta com a aveia e canela e modele em formato de paçoca.

Pé de moleque

2 colheres de sopa de açúcar (preferir mascavo)
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de mel
1 xícara de chá de amendoim torrado
1 pitada de canela
Manteiga para untar

Modo de preparo:

Cozinhe, em fogo baixo, o açúcar e a água. Mexa até dar ponto de “fio”. Acrescente o mel, o amendoim e a canela. Misture tudo, coloque em uma forma pequena untada com manteiga, aperte bem. Deixe esfriar, corte e sirva.

Pinhão

Também rico em gorduras boas e fibras, porém menos calórico que o amendoim, o pinhão é uma excelente fonte de vitaminas A e E, que atuam como antioxidantes.

Bombom de pinhão

150g de pinhão
100g de chocolate amargo (70% cacau)

Modo de preparo:

Cozinhe o pinhão na panela de pressão até ficar bem macio (cerca de 30 minutos). Deixe esfriar e descasque um a um. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Passe os pinhões descascados no chocolate derretido e leve ao freezer por 10 minutos.

Farofa de pinhão

1 ½ xícara de chá de pinhões cozidos, descascados e picados
1 xícara de chá de farinha de mandioca
1 xícara de chá de cenoura ralada
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola picadinha
Sal, cheiro verde e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente os demais ingredientes e mexa bem. Deixe o cheiro verde por último.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Presenteie com amor, presenteie com bem-estar!

Além de ser referência durante toda a nossa vida, a mãe garante a segurança emocional e os cuidados...

CNI e FIERGS propõem medidas para facilitar o comércio exterior e acelerar ajuda à população do RS

RS tem segunda maior concentração de empresas exportadoras do país. Medidas são emergenciais e temporárias, focadas em garantir...

Em meio à tragédia no RS, a necessidade de alimentos para quem possui restrições alimentares

Campanhas de arrecadação têm mobilizado donativos para atender quem não pode comer produtos com glúten ou lactose Em meio...

Academia Brasileira de Cinema lança vídeo com narração de Lázaro Ramos para arrecadar doações para o Rio Grande do Sul

Lázaro Ramos em "O Homem Que Copiava" (2003), longa dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado e filmado no Rio...