15.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 26, 2024

A partir de março, retornos e exames serão marcados no dia da consulta

Date:

Share post:

A partir de março, retornos e exames serão marcados no dia da consulta

Novo fluxo agiliza atendimento e acaba com filas para agendamentos

A partir de 1º de março, a marcação de consultas de retorno e exames ficará mais fácil. O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) criou um novo fluxo para esses agendamentos, que passarão a ser no mesmo dia em que o paciente vier ao hospital para a consulta. Assim que o atendimento terminar, basta procurar a recepção do ambulatório, apresentar o pedido médico e marcar a data do retorno e dos exames, se solicitados.

Com a mudança, a expectativa é acabar com as filas para a marcação de retornos. Atualmente, existem datas específicas para esses agendamentos e um grande número de pacientes comparecem ao hospital nos mesmos dias e horários, gerando filas e fazendo com que o paciente tenha que comparecer uma vez mais ao HUB.

Outra novidade é que os exames serão informatizados. Com isso, os resultados ficarão disponíveis para acesso dos médicos e profissionais de saúde, sem que o paciente precise se deslocar ao HUB para a retirada.

Parceria
O HUB, hospital de média e alta complexidade, é um ponto de atendimento especializado da Rede de Atenção à Saúde do Distrito Federal, onde o paciente vem, encaminhado pela Atenção Primária, para resolver problemas específicos de saúde. São mais de 40 especialidades e subespecialidades médicas e uma média de 850 consultas por dia.

Depois de ter as necessidades atendidas e o projeto terapêutico definido, o paciente deve retornar à unidade básica para que o médico da Atenção Primária realize o acompanhamento periódico. O fluxo foi oficializado com a assinatura do novo contrato entre o HUB e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em janeiro de 2017.

De acordo com a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Micheline Meiners, as novas regras para marcação de retornos ajudam a reforçar a cultura da referência e contra referência. “O HUB está em capacidade máxima de atendimento. Com a contra referência, é possível liberar mais vagas e garantir maior acesso à população em atendimento especializado”, explica Micheline.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

PROGRAMAÇÃO CINE CULTURA LIBERTY MALL 

Até 31 DE JULHO  SALA 1 14:00 O MAL NÃO EXISTE/ Japão/ 106 min (14 anos) ***estreia*** 16:10 DIVERTIMENTO/França/ 110 min...

Associação Artística Mapati e Instituto InveRso oferecem oficinas artísticas gratuitas

Com início em agosto, projeto tem foco em pessoas com transtornos mentais. As inscrições já estão abertas. A Associação...

Projeto “Cirandeira Popular – Mulheres em Roda II” promove atividades de capacitação cultural para mulheres em São Sebastião

Oficinas de Arte e Reciclagem, Customização em Bordado, Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e...

Chico Simões realiza circulação de mamulengo nas regiões Sul e Sudeste

Do Nordeste para Taguatinga, de Taguatinga para o Brasil. Através de aula-espetáculo, o projeto Mamulengo Circuladô vai difundir...