18.5 C
Brasília
sexta-feira, maio 3, 2024

ADVOCACIA PREDATÓRIA

Date:

Share post:

A advocacia, quando exercida com respeito às leis, aos clientes e com honestidade, pode salvar vidas, restaurar reputações, proteger o patrimônio de pessoas físicas e jurídicas, reparar injustiças, reconhecer direitos, entre outros tantos benefícios que a sociedade necessita e almeja.

Não por outro motivo é que o art. 133, da Constituição Federal reconhece que “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Importante estabelecer a distinção entre bacharéis em Direito e advogados.

Nem todo Bacharel em Direito, como é denominado aquele que conclui o curso de graduação em uma faculdade de Direito, se torna advogado, mas, para exercer a profissão, necessariamente, o interessado deverá concluir o curso de graduação e ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil para, só então, iniciar a honrada profissão de advogado.

Em todas as profissões existem bons e maus profissionais e, na advocacia, infelizmente, há aqueles que a desvirtuam para obtenção de ganho fácil em detrimento da boa-fé do cidadão.

Um dos exemplos mais degradantes é o do advogado que se vale das prerrogativas legais e da garantia do livre exercício da profissão para servir como intermediário, entre a pessoa que está no cárcere e a organização criminosa da qual ela faz parte, levando e trazendo informações, dinheiro, documentos e até mesmo aparelhos celulares para o criminoso.

Evidentemente que, uma vez provada essa atividade criminosa do advogado, ele estará sujeito a penas previstas no Código Penal e sanções administrativas impostas pelo Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994), inclusive com a sua exclusão da Ordem dos Advogados do Brasil, que o impedirá de exercer a profissão.

Mais recentemente surgiu a chamada “advocacia predatória” que, no dizer do Juiz Guilherme Stamillo Santarelli Zuliani, trata-se de prática delituosa, que consiste no ajuizamento de ações em massa, mediante petições padronizadas, artificiais e recheadas de teses genéricas, em nome de pessoas vulneráveis e com o propósito de enriquecimento ilícito.

A captação indevida de clientes, normalmente idosos ou pessoas de pouca instrução, que assinam procurações sem o necessário discernimento ou sequer têm conhecimento das respectivas ações, permitem a atuação criminosa do profissional do direito.

Esses advogados fraudam, falsificam, manipulam documentos e omitem informações relevantes, dificultando à parte contrária apresentar defesa adequada, que acaba por sucumbir na demanda judicial com a obrigação de pagar indenizações e honorários advocatícios.

Os principais alvos desses advogados, segundo o Juiz antes citado, são as instituições financeiras, empresas de telefonia, concessionárias de energia elétrica e grandes varejistas.

Evidentemente, que os ganhos indenizatórios obtidos com essas ações não são repassados aos seus autores, que sequer têm conhecimento da existência delas.

Os advogados predatórios embolsam as indenizações e os honorários advocatícios. Consequência disso cometem crimes de apropriação indébita, estelionato e falsidade.

Precisamos todos estar atentos a promessas de ganho fácil com demandas ilusórias e denunciar essa nefasta prática à polícia e à Ordem dos Advogados do Brasil para que as medidas de punição sejam tomadas.

Roberto Caldas Alvim de Oliveira

advogado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

6 executivos indicam leituras para inspirar

É com foco inspiração que seis executivos de sucesso revelam suas obras literárias de cabeceira. Confira a lista...

Especial pets: dicas para iluminar a casa e promover o conforto visual dos bichinhos

Da mesma forma que os diferentes tipos de luzes interferem em nosso metabolismo e na nossa saúde, isso...

Nova York esportiva: um giro pelos estádios e arenas da cidade (e da vizinha New Jersey) que sediará a final da...

Conheça os grandiosos complexos que recebem multidões apaixonadas por modalidades como futebol americano, basquete, beisebol, hóquei, tênis e, claro, soccer, como...

Confira indicação de locais para a comemoração do Dia das Mães, para quem estiver em São Paulo.

Lugares para celebrar, com espaços amplos, área kids e boa música! São elas: -Mania de Churrasco ! PRIME STEAK...