A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) vai realizar nesta terça (2), às 9h, testes de integração do sistema de sirenes usado para alertar moradores de áreas rurais localizadas abaixo da barragem. A medida faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem do Descoberto, para evitar possíveis acidentes.
Os padrões que serão analisados são relacionados ao perfeito funcionamento do sistema após o acionamento remoto. O teste de áudio dos comandos emitidos remotamente do setor de supervisão da Caesb será feito por equipes da companhia por pontos distintos da Zona de Autossalvamento (ZAS).
A Companhia já havia realizado testes de autonomia do sistema de alarme em janeiro. Os alvos do alerta são os residentes da região de segurança do reservatório, ou seja, Zona de Autossalvamento (ZAS), que possui uma extensão de aproximadamente 6 km e área equivalente a 3,34 km². O investimento da Caesb neste sistema de alerta é de R$ 1,9 milhão.
O teste que acontecerá na manhã desta terça-feira e serve para avaliar o funcionamento da integração do sistema de sirenes ao sistema supervisório da Caesb e irá durar cerca de 30 minutos.