18.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 25, 2024

BNB recebe encontro de mulheres escritoras

Date:

Share post:

Evento vem promover produção literária feminina no Centro-Oeste

Para fortalecer e valorizar a história das mulheres que contam as histórias do Brasil, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), promove, no próximo mês de março, o Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste. O evento contará com exposição, sarau poético e mesas temáticas e terá como homenageada a escritora e educadora Maria Valéria Rezende.

A programação acontece nos dias 16 e 17 de março, dentro das celebrações do Dia Internacional da Mulher, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como marco na defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.

“Valorizar a escrita da mulher contemporânea, abrindo canais para difusão e troca, foi o principal motivo para a organização do evento. Se os caminhos para a difusão, e mesmo a comercialização, das obras dessas escritoras já são difíceis nos polos tradicionais, o Centro-Oeste tem uma carência ainda maior, pela distância dos grandes centros, que infelizmente ainda se mantém”, explica Beth Fernandes, escritora e chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secec.

O Encontro Regional das Letras vem proporcionar um importante intercâmbio entre escritoras de diferentes cidades da região, valorizando sua produção, possibilitando integração, cooperação, abertura de negócios e parcerias e, ainda, promovendo essas histórias femininas para o público leitor. A ideia é de que o espaço da Biblioteca Nacional de Brasília, fundamental para a promoção da cultura do DF, torne-se uma verdadeira vitrine para a produção literária desenvolvida no Centro-Oeste, enquanto ponto de encontro e de referência não só para as escritoras, mas para toda a cadeia da economia criativa do livro.

Nesse sentido, outro ponto de destaque do evento será o lançamento do selo da Coleção Mulheres Escritoras Contemporâneas, que passa a integrar o acervo da BNB, composta por obras doadas por autoras contemporâneas brasileiras. “Dezenas de livros já chegaram, doados por escritoras de vários estados, que buscam, assim, romper as barreiras históricas impostas à literatura produzida por mulheres”, destaca Beth.

O evento é aberto ao público (sem necessidade de inscrição, mas sujeito à lotação do espaço) e integra as ações da Secec na implantação da Política do Livro, Leitura e Oralidade, da qual também fazem parte projetos anuais já consolidados, como o Prêmio Candango de Literatura e o Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-juvenil.

Segundo a diretora da BNB, Elisa Raquel, a programação do Encontro Regional das Letras promoverá uma ampla discussão, do ponto de vista histórico, sociológico, político e literário, envolvendo a educação e a cultura. “Esperamos integrar as escritoras do Centro-Oeste e debater temas de suma importância para os dias atuais, para que as mulheres continuem alcançando o lugar que sempre almejamos”, argumenta.

Durante todo o evento haverá espaço para as autoras comercializarem e/ou trocarem seus livros.
HOMENAGEADA

O Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste também vai homenagear e celebrar a obra e a vida de Maria Valéria Rezende, escritora nascida em 1942 em São Paulo, mas radicada na Paraíba – onde a realização do evento foi anunciada, em novembro do ano passado, durante o 5º Encontro Nacional do Movimento Mulherio das Letras.

Tradutora e freira missionária, Maria Valéria Rezende escreve obras de ficção e não ficção e tem larga experiência como educadora popular, marca visível no repertório de sua obra literária. Graduada em Língua e Literatura Francesa e em Pedagogia, ela lançou seu primeiro livro só em 2001 e, desde então, coleciona importantes premiações por suas obras, como diversos Prêmios Jabuti e o Prêmio Casa das Américas.

Entre seus livros estão: “No risco do Caracol”, “Ouro dentro da Cabeça”, “Quarenta Dias”, “Outros Cantos” e “O voo da guará vermelha”.
Em 2017, ela foi uma das criadoras do Movimento Mulherio das Letras, coletivo literário feminista que reúne mais de cinco mil profissionais e artistas da cadeia criativa e produtiva do livro. O grupo tem núcleos atuantes em outros países, como Portugal, Estados Unidos e Alemanha, e realiza encontros nacionais e internacionais para possibilitar a publicação e incentivar a escrita literária feminina, frequentemente invisibilizada no panorama nacional.

SERVIÇO:
Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste16 e 17 de março de 2023, na Biblioteca Nacional de BrasíliaAberto ao público, sem necessidade de inscrição (sujeito à lotação do espaço)

PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA:16/3 (quinta-feira):10h – Abertura OficialLançamento da exposição Poema em Cartaz: Mulheres Poetas do Centro-Oeste no Hall de exposições da Biblioteca Nacional;Lançamento do Selo da Coleção Mulheres Escritoras Contemporâneas;Homenagem à escritora: Maria Valéria Resende.11h20 – Apresentações culturais e Sarau Poético com mulheres poetas da Região Centro-Oeste14h – Mesa Temática 1: “A cadeia produtiva do livro: o valor social da leitura e o desenvolvimento da indústria editorial”. Mediação: Clara Arreguy. Participação de escritoras representantes dos estados da Região Centro-Oeste e Distrito Federal.17h – Encerramento
17/3 (sexta-feira):9h – Mesa Temática 2: “Produção literária e oral que não chega nas estantes para o acesso democrático”. Mediação: Beth Fernandes. Participação de escritoras representantes dos estados da Região Centro-Oeste e Distrito Federal.12 – Encerramento com brunch regional da Escola Móvel de Gastronomia, projeto apoiado pela Secec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Anvisa lança Consulta Pública nº 1224/2023 sobre a manutenção das Bulas Impressas de Medicamentos

Consulta, lançada em 20 de dezembro, tem validade de 90 dias, sendo esperada a participação de todos os...

Personalidades se manifestam sobre Consulta Pública da Anvisa em relação à manutenção das Bulas Impressas de Medicamentos

Capitão Cafu, a jornalista Leo Áquila, a atriz Elizabeth Savala e o ator Thiago Picchi gravaram vídeos em...

Em evento do Lide Brasília, governador Ibaneis Rocha e secretário Ney Ferraz anunciam investimentos até R$ 6 bilhões*

Após fechar o ano de 2023 com superávit de R$ 2,6 bilhões nas contas públicas, o Governo do...

Ressaca de Carnaval com Adriana Samartini na Clube.Co

No dia 24 de fevereiro, sábado, o complexo esportivo localizado no Setor de Clubes Sul, promove um animado...