18.5 C
Brasília
quarta-feira, fevereiro 18, 2026

Brasília ganha desconto na conta de luz

Date:

Share post:

Brasília ganha desconto na conta de luz

A nova tarifa está em prática desde o dia que foi oficializada (22). A queda do preço ocorreu, principalmente, devido a uma ação da ANEEL

Em tempos de crise toda e qualquer economia faz diferença no bolso. Afinal, uma baixa no preço de algo que usamos todo santo dia é uma bela notícia em meio a essa maré de altos valores nos mais diversos setores da indústria. Hoje traremos uma boa nova a todos os leitores e moradores do Distrito Federal: o último reajuste nas tarifas de energia elétrica da CEB determinou uma diminuição de, em média, 6,79% nas contas de luz. A medida foi sancionada na terça-feira (22) e seguiu os termos do Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Se você não é tão ligado nessas questões mais internas da Agência, provavelmente, não sabe muito bem o que é o RTA ou até se surpreendeu pela sigla ser idêntica a de um método de terapêutico manual global. Mas, não tem problema, a 61 Brasília te explica: RTA é um dos mecanismos de atualização do valor da energia, feito anualmente, aplicado de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão.

A partir do momento em que o tal reajuste é calculado, a ANEEL leva em consideração elementos que não são administráveis pelas distribuidoras, como por exemplo, o custo para aquisição de energia. Vale ressaltar que o desconto segue a linha da atual gestão da CEB, de otimização de recursos e redução da inadimplência, logo, não trará um impacto negativo para a Companhia.

O porquê do desconto e sua quantia

Um dos principais motivos da redução foi o pagamento antecipado do empréstimo da Conta Ambiente de Contratação Regulada (ACR), por parte da Aneel, a qual estava planejada dentro de sua Agenda de Desoneração Tarifária. A ação resultou numa queda de 5,92% da ACR. Outra baixa que contribui para o desconto foi o decréscimo de 1,90% para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

As novas tarifas entraram em vigor desde o dia em que a medida foi oficializada. Veja em qual categoria de usuário você pertence e fique a par do respectivo abatimento na conta: Os consumidores com fornecimento em baixa tensão (residências e comércio de pequeno porte) terão reajuste de – 6,91%; enquanto para os clientes conectados em alta tensão (indústrias e os grandes comércios), o reajuste será de – 6,52%.

* Com informações da Agência Brasília

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Paula Belmonte assume presidência do PSDB-DF com foco em 2026

  _Presidente nacional do partido, Aécio Neves anuncia a deputada e pré-candidata ao Governo do DF para comandar o...

Neurociência, Espiritualidade e Estoicismo

Estou lendo Sobre a Dor Humana: Neurociência, Espiritualidade e Estoicismo, do meu irmão, o médico cirurgião Kelsen Teixeira....

Brasília é uma terra de oportunidades.

Nasceu assim e, ao longo do tempo, mantém-se como uma cidade acolhedora. Foi nesse solo fértil que, recém-formada e...

Seu voto não pode ser treinado por um algoritmo de IA

Eu aprendi cedo que a política é um espelho imperfeito do país. Ela revela nossas urgências, nossas esperanças...