27.5 C
Brasília
sábado, maio 11, 2024

Brasília ganha desconto na conta de luz

Date:

Share post:

Brasília ganha desconto na conta de luz

A nova tarifa está em prática desde o dia que foi oficializada (22). A queda do preço ocorreu, principalmente, devido a uma ação da ANEEL

Em tempos de crise toda e qualquer economia faz diferença no bolso. Afinal, uma baixa no preço de algo que usamos todo santo dia é uma bela notícia em meio a essa maré de altos valores nos mais diversos setores da indústria. Hoje traremos uma boa nova a todos os leitores e moradores do Distrito Federal: o último reajuste nas tarifas de energia elétrica da CEB determinou uma diminuição de, em média, 6,79% nas contas de luz. A medida foi sancionada na terça-feira (22) e seguiu os termos do Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Se você não é tão ligado nessas questões mais internas da Agência, provavelmente, não sabe muito bem o que é o RTA ou até se surpreendeu pela sigla ser idêntica a de um método de terapêutico manual global. Mas, não tem problema, a 61 Brasília te explica: RTA é um dos mecanismos de atualização do valor da energia, feito anualmente, aplicado de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão.

A partir do momento em que o tal reajuste é calculado, a ANEEL leva em consideração elementos que não são administráveis pelas distribuidoras, como por exemplo, o custo para aquisição de energia. Vale ressaltar que o desconto segue a linha da atual gestão da CEB, de otimização de recursos e redução da inadimplência, logo, não trará um impacto negativo para a Companhia.

O porquê do desconto e sua quantia

Um dos principais motivos da redução foi o pagamento antecipado do empréstimo da Conta Ambiente de Contratação Regulada (ACR), por parte da Aneel, a qual estava planejada dentro de sua Agenda de Desoneração Tarifária. A ação resultou numa queda de 5,92% da ACR. Outra baixa que contribui para o desconto foi o decréscimo de 1,90% para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

As novas tarifas entraram em vigor desde o dia em que a medida foi oficializada. Veja em qual categoria de usuário você pertence e fique a par do respectivo abatimento na conta: Os consumidores com fornecimento em baixa tensão (residências e comércio de pequeno porte) terão reajuste de – 6,91%; enquanto para os clientes conectados em alta tensão (indústrias e os grandes comércios), o reajuste será de – 6,52%.

* Com informações da Agência Brasília

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Presenteie com amor, presenteie com bem-estar!

Além de ser referência durante toda a nossa vida, a mãe garante a segurança emocional e os cuidados...

CNI e FIERGS propõem medidas para facilitar o comércio exterior e acelerar ajuda à população do RS

RS tem segunda maior concentração de empresas exportadoras do país. Medidas são emergenciais e temporárias, focadas em garantir...

Em meio à tragédia no RS, a necessidade de alimentos para quem possui restrições alimentares

Campanhas de arrecadação têm mobilizado donativos para atender quem não pode comer produtos com glúten ou lactose Em meio...

Academia Brasileira de Cinema lança vídeo com narração de Lázaro Ramos para arrecadar doações para o Rio Grande do Sul

Lázaro Ramos em "O Homem Que Copiava" (2003), longa dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado e filmado no Rio...