28.5 C
Brasília
sábado, setembro 7, 2024

Brasília sedia 1ª encontro de arte, educação e natureza na primeira infância

Date:

Share post:

Entre os dias 4 a 9 de junho, acontece o “1º Encontro Cunhatã Cerratense Arte, Educação e Natureza na Primeira Infância”, que abrange uma série de atividades, como oficinas para professores da rede pública, lives e roda de conversa com artistas dedicados às infâncias e ainda vivência no Cerrado e apresentação do espetáculo “É o Bicho!”, com o grupo Camerata Caipira, voltado para crianças a partir de três anos

Brasília se prepara para sediar o “1º Encontro Cunhatã Cerratense Arte, Educação e Natureza na Primeira Infância”, um evento idealizado pela coreógrafa e diretora carioca, Andrea Jabor, e pela cantora e arte- educadora Isabella Rovo, também integrante do grupo Camerata Caipira. O encontro acontece de 4 a 9 de junho, oferecendo uma programação totalmente gratuita em diversos locais da capital federal e promete uma experiência enriquecedora, repleta de vivências e aprendizados para crianças, educadores e famílias. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Isabella Rovo explica que o nome “Cunhatã Cerratense” foi inspirado na língua Tupi Guarani: Cunhatã significa menina; e Cerratense é o termo utilizado pelo historiador Paulo Bertam para se referir aos habitantes da região dos Cerrados. O nome expressa a proposta do evento em reunir profissionais dedicados às práticas artísticas e educativas com crianças para refletirem sobre a importância de integrar arte e natureza no processo de ensino-aprendizagem, explorando as riquezas deste bioma fundamental para o Brasil. “O Cerrado ocupa o segundo lugar na lista dos biomas com o maior número de espécies em extinção. Por isso, o nome carrega uma essência e uma filosofia que é de transmitir a ideia de cuidado e conexão com a terra, nossas origens e raízes desde a primeira infância”, explica a arte-educadora Isabella Rovo.

Um dos pontos altos do 1º Encontro Cunhatã Cerratense será a palestra de abertura “A Criança e a Natureza”, de Gandhy Piorski (artista plástico, escritor e pesquisador das práticas da criança), seguida por uma roda de conversa com renomados artistas do campo da criação para o público infantil, entre eles, Alessandra Roscoe (jornalista, escritora de livros para infância), Márcio Vieira (artista criador do circo-teatro UdiGrudi), Roger Mello (escritor, dramaturgo e ilustrador brasileiro) e Gandhy Piorski, que também lançará seu livro “A Criança e as Águas”. O evento, gratuito e aberto a educadores – especialmente que trabalham com a primeira infância, acontece na Escola Parque da 313/314 Sul.

Ao longo da semana, o evento traz uma programação com oficinas direcionadas aos professores da rede pública de ensino, ministradas por Andrea Jabor, Isabella Rovo e Victor Batista. O objetivo das oficinas é explorar novas abordagens pedagógicas que integram arte, música, corpo e natureza ao processo de ensino-aprendizagem.

Outro destaque da programação é uma vivência investigativa das riquezas do Cerrado, que acontece ao ar livre, no dia 8 de junho (sábado), no Parque Olhos D’água (413/414 Norte). A atividade será conduzida pelo biólogo e educador ambiental Rogério Dias e contará com a participação, ao vivo, dos músicos do grupo Camerata Caipira. A intenção dos organizadores é propiciar um momento de união e festa para crianças e famílias.

No dia 9 de junho (domingo), às 17 horas, o grupo Camerata Caipira encerra a programação do evento com o espetáculo “É o Bicho!”, no Teatro do Espaço Cultural Renato Russo (Asa Sul Comércio Residencial Sul 508 – Bloco A). A entrada é gratuita.

Sobre o Espetáculo “É o Bicho!”

Com participação final no dia 9 de junho, o Grupo Camerata Caipira apresenta o espetáculo “É o Bicho!”, que combina ritmos tradicionais brasileiros com a fauna do Cerrado, em uma versão especialmente elaborada para crianças de três a seis anos. “O objetivo é levar a plateia a uma imersão sonora, visual, musical, cênica e provocativa sobre a importância de cuidado e preservação das espécies do nosso Cerrado”, reflete Andrea Jabor, diretora do espetáculo. A cantora e arte-educadora, Isabella Rovo, lembra que a diversidade da fauna do Cerrado é grandiosa, porém ainda pouco conhecida e valorizada, necessitando da ação respeitosa do ser humano para garantir sua sobrevivência. “É com esse espetáculo que encerraremos essa primeira edição do evento – um encontro gratuito para toda a família”, complementa.

Para Andrea Jabor, o evento será um marco na promoção de experiências educativas inovadoras, conectando a primeira infância à arte, à natureza e à cultura do Cerrado, em um ambiente de aprendizado e celebração. “É uma oportunidade única de transformação e conexão, que visa integrar a primeira infância à riqueza cultural e natural da região”, diz. Para as organizadoras, o encontro será um impulsionador de aprendizados, visando criar memórias significativas em todos os participantes.

PROGRAMAÇÃO – AGENDA

ABERTURA

Dia: 4 de junho (terça-feira) | Horário: 9h às 11h

Palestra de abertura A Criança e a Natureza, com Gandhy Piorski, seguida de Roda de Conversa com Alessandra Roscoe, Márcio Vieira e Roger Mello. Mediação: Andrea Jabor e Isabella Rovo

Local: Escola Parque (313/314 sul – acesso pela W2)

Entrada gratuita, ingressos limitados.

Retirada de ingressos pelo Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/abertura-do-1o-encontro-cunhata-cerratense-palestra-e-roda-de-conversa/2462855 

Dia 4 de junho (terça-feira) | Horário: 14h

Espetáculo “É o Bicho!”, com o grupo Camerata Caipira

Local: Teatro da Escola Parque (313/314 sul – acesso pela W2)

(evento exclusivo para a escola)

Dia 4 de junho (terça-feira) | Horário: 19h

Lançamento do livro “A Criança e as Águas”, de Gandhy Piorski

Local: Livraria Circulares (CLN 113)

Entrada Livre

Dia 5 de junho (quarta-feira) | Horário: 20h

Estreia da Live “Brincando Mundo Aflora – Canções, Cantigas e brincadeiras musicais”, com o grupo “Mundo Aflora” (SP)

Transmitido pelo canal do YouTube @cameratacaipira

https://www.youtube.com/c/cameratacaipira

Dia 6 de junho (quinta-feira) | Horário: 20h

Estreia da Live “DiverSom – uma Experiência Lúdica com Brinquedos Sonoros”, com o grupo “Circo Teatro Udi Grudi” (DF)

Transmitido pelo canal do YouTube @cameratacaipira

https://www.youtube.com/c/cameratacaipira

Dia 8 de junho (sábado) | Horário: 9h às 11h

Vivência no parque Olhos D’Água com o biólogo e educador ambiental, Rogério Dias. A vivência contará com a participação musical grupo Camerata Caipira.

Local: Entrada principal do Parque Olhos D’Água (Quadra 413 e 414 – Asa Norte)

Público: famílias com crianças a partir de três anos de idade

Entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla. https://www.sympla.com.br/evento/vivencia-no-parque-olhos-d-agua-1o-encontro-cunhata-cerratense/2462879

Dia 9 de junho (domingo) | Horário: 17h

Espetáculo “É o Bicho!”, do grupo Camerata Caipira, com direção de Andrea Jabor

Local: Teatro do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul – Bloco A)

Sessão aberta ao público, mediante retirada de ingresso no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-e-o-bicho-com-camerata-caipira/2463023

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin, celebra 70 anos em Brasília

Cofundadora do Grupo Sabin, a empresária Janete Vaz completou 70 anos no último dia 27 (terça-feira) e celebrou...

Projeto Preservar resgata conhecimentos populares sobre ervas medicinais em sua 21ª edição

Ação promovida pela Farmacotécnica leva conhecimento e preservação do cultivo de ervas medicinais A Farmacotécnica lançou a 21ª edição do...

Circuito Arte e Cidade apresenta: Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes

Visitas teatralizadas pelo Panteão da Pátria e da Liberdade, Espaço Lúcio Costa e o Museu Histórico da Cidade,...

Herói ou vilão? A complexidade humana que a gente ignora

Definir alguém como herói ou vilão é uma tentativa de simplificar algo extremamente complexo: o comportamento humano. Na...