O projeto Brasília Tátil realiza, nos dias 10 e 21 de setembro, sua 5ª edição, com uma programação destinada à inclusão e à acessibilidade cultural. O evento celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) e reúne mais de 50 artistas com deficiência. O objetivo é ressaltar as habilidades artísticas dessas pessoas, criando condições ideais para que possam expressar e manifestar seus talentos, além de promover a inclusão também no cenário cultural do Distrito Federal.
“Temos artistas de grande sensibilidade e capacidade de realização que são pessoas portadoras de deficiências e o Brasília Tátil foi criado para abrir espaço e poder revelar esses dons e talentos, promovendo inclusão cultural e empoderamento, a partir da valorização de quem produz aqui no DF”, explica Flávio Luís da Silva, arte educador e Diretor Geral do projeto.
Seis apresentações musicais, com artistas ou bandas formadas por pessoas com deficiência visual, estão na programação, trazendo Dani Ribeiro, Andreia Oliveira, Visão do Samba, Nó Cego, Coral Popular e Refrão de Mármore. Além dos shows, o evento contará com exposição de obras esculpidas em argila, utilitários de cerâmica e peças confeccionadas em tricô, produzidas por pessoas portadoras de deficiências visuais. O público também poderá conferir a mostra de pinturas criadas por artistas que utilizam os pés e a boca na preparação de sua arte.
A programação traz, ainda, palestras de cunho educativo sobre deficiência e superação, com César Achkar, ex-presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV); com William Ferrera, ex-presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Coddede-DF); e com Denise Braga, presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV). Toda a programação será realizada gratuitamente, no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV).
O projeto prevê recursos de libras e legendagem como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, por meio de aplicativo instalado no site do projeto, o “VLibras”, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento e que converte, em tempo real, conteúdos em texto e em libras, em linguagem de sinais para surdos.
A 5ª edição do Projeto Brasil Tátil é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e apoio da Agenda Cultural Brasília.
SERVIÇO:
Brasília Tátil (artes plásticas, música, palestras e oficinas)
Quando: dias 10 (sábado) e 21 (quarta-feira) de setembro
Quanto: acesso gratuito
Onde: Centro de Ensino para Deficientes Visuais (CEEDV) – 612 Sul – Asa Sul, Brasília
Acessibilidade: uso de V-Libras no site do projeto
PROGRAMAÇÃO:
SÁBADO – 10 de setembro
12h Dani Ribeiro
12h40 Nó Cego
13h20 Visão do Samba
QUARTA-FEIRA – 21 de setembro
10h Coral Armorial
10h40 Refrão de Mármore
11h20 Andreia Oliveira