18.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 28, 2025

Campus Party Brasília 2024: Maior evento de empreendedorismo, ciência e tecnologia reuniu mais de 145 mil participantes.

Date:

Share post:

Durante cinco dias, Brasília foi palco do maior evento de tecnologia, ciência e empreendedorismo do Brasil, a Campus Party 2024, aconteceu recentemente, e atraiu um público de cerca de 3.200 alunos de escolas públicas, e mais de 145 mil pessoas participaram do evento.

O evento contou com painéis de Cultura de Paz, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Esses painéis destacaram a importância da convivência pacífica e do combate ao bullying e cyberbullying, temas que são de extrema relevância na sociedade atual.

Um dos destaques foi o Projeto NaMoral, uma parceria entre a SEEDF e o MPDFT. O projeto visa desenvolver a consciência crítica nos jovens, com foco na integridade individual e coletiva, e na cidadania através da gamificação. Através de jogos e atividades interativas, os jovens são incentivados a refletir sobre suas ações e a importância de agir com integridade.

Os estudantes que participaram do evento tiveram uma experiência enriquecedora. Guilherme Varandas, professor de robótica da Universidade Paulista de Brasília, compartilhou sua experiência positiva no evento e a importância de aprender sobre a tecnologia e inovação.

O evento foi uma oportunidade de mostrar o potencial da robótica para transformar a educação e a sociedade. Ele disse que ficou impressionado com a diversidade de projetos e iniciativas que foram apresentados na Campus Party, e que se sentiu inspirado pelas experiências compartilhadas. “A Campus Party é um espaço incrível para a troca de conhecimento e a construção de redes. É um evento que mostra que a tecnologia pode ser usada para o bem, para a inovação e para a solução de problemas reais”, comentou.

Já o estudante de engenharia Thiago, compartilhou sua empolgação com o evento. Ele destacou a importância do networking na Campus Party, e demonstrou empolgação com tudo que viu. “Foi uma oportunidade única para trocar ideias e experiências com outros entusiastas da tecnologia” comentou.

De acordo com o a Secretária de Educação, o evento não é exclusivo para Brasília, é um evento global e já foi vista por mais de 10 mil pessoas, circulando em quase todas as capitais do país e do mundo. “É algo único. Temos públicos para todo tipo de pessoas desde as crianças a adultos, não existe distinção de interesse”, avisou.

A robótica como ferramenta educacional

Entre as diversas atrações da Campus Party, uma das que mais chamou a atenção dos visitantes foi a área dedicada à robótica educacional, uma metodologia de ensino ativa que envolve a construção de robôs para resolver desafios do cotidiano. Esta abordagem interdisciplinar promove um aprendizado mais engajado e efetivo, diferenciando-se dos modelos tradicionais de ensino.

Na oportunidade, o professor Guilherme comentou um pouco sobre a importância dos robôs no evento A robótica educacional tem um papel fundamental para o desenvolvimento de habilidades importantes nos alunos. Autonomia, proatividade e protagonismo são algumas das capacidades que são desenvolvidas por meio dessa metodologia. Além disso, “a robótica educacional estimula os alunos a pensarem sobre problemas cotidianos e a usarem a tecnologia para criar soluções inovadoras, incentivando a imaginação e a criatividade” acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Nada é por acaso: o cálculo por trás dos acontecimentos políticos

A famosa frase atribuída a Franklin D. Roosevelt — "Em política, nada acontece por acidente. Se acontece, pode...

A arte de não sangrar no oceano dos tubarões

Em um mundo onde os fortes ditam o ritmo e os frágeis se tornam alimento, a frase “se...

Soltec Engenharia: 41 anos construindo sonhos em Brasília

Há 41 anos, a Soltec Engenharia consolida sua trajetória como referência em qualidade, solidez e sofisticação no mercado...

FKD Influencers assina estratégia de marketing de influência da campanha “O mundo é Brega e Belém é a capital”, do Ministério do Turismo*

Agência realizou uma imersão de dois meses na cultura paraense para selecionar influenciadores e garantir autenticidade à campanha...