A Defensoria Pública do Distrito Federal tem nova chefia, o defensor público de carreira Celestino Chupel foi reconduzido ao cargo de defensor público-geral do Distrito Federal. A decisão se deu por escolha do governador, Ibanes Rocha (MDB), conforme lista apresenta após eleição interna.
O processo de seleção teve dois concorrentes e totalizou 270 votos: 204 a favor de Celestino Chupel e 66 para Gustavo Dorella.
Clestino é natural do Rio Grande do Sul, tem vasta experiência na Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). Ocupou cargos como coordenador dos núcleos de Assistência Jurídica de Defesa da Saúde e de Atendimentos Iniciais.
Formado em direito, pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas (MG) no ano de 1994, e ingressou na DPDF uma década depois.
Lembrando que, a Lei Complementar n° 828/2010 estabelece que o defensor público-geral é responsável por dirigir, supervisionar e coordenar as atividades da Defensoria Pública do Distrito Federal, além de orientar a atuação dos servidores e cuidar de atos administrativos, de pessoal e financeiros. Cabe a ele também representar judicialmente a DPDF se necessário.