DF recebe exposição fotográfica de Adriana Bittar 

Date:

Share post:

As fotografias podem ser vistas no Espaço Oscar Niemeyer, localizado no complexo da Praça dos Três Poderes, a partir de 9 de dezembro

A fotógrafa Adriana Bittar apresenta sua nova exposição, Dentro, no icônico Espaço Oscar Niemeyer, a partir de 9 de dezembro. Com entrada gratuita, a mostra convida o público a uma jornada visual pela rica biodiversidade brasileira, promovendo uma reflexão profunda sobre nossa relação com o meio ambiente.

A exposição, contemplada pela Lei Rouanet, faz parte do projeto A Cor da Gente, que inclui também o lançamento de um livro e um curso de conscientização ambiental. Através de suas lentes, Adriana Bittar captura a beleza e a fragilidade da natureza, convidando o espectador a uma imersão sensorial em paisagens exuberantes e encontros com a fauna e flora brasileiras.

Além de Brasília, a mostra pretende passar por Goiânia e Anápolis, cidade natal da fotógrafa, a partir de janeiro.

Um olhar sensível e engajado

Com um olhar atento e respeitoso a biomas como o Cerrado, a Amazônia e o Pantanal, a artista revela a potência e a fragilidade da natureza, denunciando os impactos da ação humana e propondo uma reflexão sobre a importância de preservar nossos ecossistemas.

De acordo com a curadora do projeto, Débora Duarte, a artista tem a  capacidade de estabelecer uma conexão profunda com aqueles que encontra, revelando a beleza e a complexidade da vida em suas diversas formas de organização. “As fotografias de Adriana Bittar não se limitam à beleza estética, carregam, antes de tudo, um sentido de urgência e denúncia diante da destruição ambiental instaurada pelos povos da mercadoria”, destaca.

Uma experiência imersiva

A exposição ocupa o Espaço Oscar Niemeyer, um dos mais importantes marcos arquitetônicos de Brasília, proporcionando um ambiente ideal para a apreciação das obras. As fotografias, impressas em alta qualidade, convidam o público a uma experiência imersiva, despertando os sentidos e a consciência ambiental.

O livro

As imagens também poderão ser vistas na publicação que leva o mesmo nome da exposição. O livro Dentro é composto por mais de 100 fotografias, impressas em papel importado, preto e branco,  e apresenta-se como um convite à reflexão sobre a nossa relação com o mundo. O lançamento da obra será junto com o lançamento da exposição.

Adriana Bittar

Fotógrafa nascida em Anápolis (GO), artista visual, cerratense nata. Autodidata na investigação da fotografia desde a sua adolescência, momento em que encontrou na câmera uma forma de instaurar sua poética acerca do mundo, principalmente a partir das suas incursões pela fauna e pela flora do Brasil. Ao longo de sua carreira, ela vem se movimentando pela errância, interessando-se majoritariamente pelos encontros, sendo eles com a natureza, ou com os viventes compartilhantes desta Terra. Há nessa trajetória uma busca incessante por manter latente a sua inquietação inicial de singularizar uma composição estética, ao mesmo tempo em que reitera uma urgência nas questões de preservação ambiental, por meio das imagens que, a partir dessas elaborações, demarcam a linha tênue entre a beleza que ainda nos resta e a sua total extinção.

SERVIÇO

Exposição fotográfica Dentro

De 9 de dezembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025

Local: Espaço Oscar Niemeyer – Praça dos Três Poderes Lote J – Brasília/DF

Horário de funcionamento

De terça a sexta, das 9h às 18h

Sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h

 

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Projeto social oferece capacitação gratuita para mulheres em São Sebastião

  Aluna em aula sobre postura profissional e auto estima com professora Cris Reis Iniciativa da Casa de Cultura Telar...

Brasília é uma terra de oportunidades.

Nasceu assim e, ao longo do tempo, mantém-se como uma cidade acolhedora. Foi nesse solo fértil que, recém-formada e...

Brasília recebe o Kabbalah Centre nesta Lua Cheia

Duas palestras com o professor David Zakin acontecem no dia 27 de agosto e abordam propósito da alma,...

PaulOOctavio lança Residencial Eda Coutinho, em Águas Claras

Empreendimento em homenagem à educadora terá 34 apartamentos de três quartos, rooftop com piscina e vista panorâmica, além...