19.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado pela cultura popular do DF

Date:

Share post:

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado pela cultura popular do DF

Websérie Poéticas Populares e novo clipe da cantora brasiliense Dessa Ferreira abordam a ancestralidade feminina negra

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, 25 de julho não é apenas uma data de celebração, mas uma oportunidade para a reflexão e o fortalecimento da luta por igualdade, representatividade e afirmação de direitos. No âmbito da cultura, a data é mais um motivo para enaltecer e difundir música e poesia criadas e interpretadas por essas mulheres. Pensando nisso, projetos idealizados e apoiados pelo Instituto Rosa dos Ventos, organização capitaneada por Stéffanie Oliveira, abordam a temática por meio da arte.

Música e Poesia

O projeto Poéticas Populares, websérie que reúne, por meio de música e poesia, dezenas de artistas independentes, em 16 episódios inéditos e inovadores, terá uma semana inteira dedicada a homenagear mulheres negras, latinas e caribenhas. Nas próximas segunda (20/07), quarta (22/07) e sexta (24/07) poetas, atrizes e cantoras negras ocupam os palcos virtuais do projeto. Canções e poemas propõe a celebração da ancestralidade, exaltando expressões culturais de matrizes indígenas e africanas.

Não por acaso, as convidadas para compor toda a websérie principalmente essa homenagem fazem parte da construção da cultura e da identidade candanga. Além do protagonismo e da visibilidade, a série propõe um grande desafio: misturar gerações, ritmos e cidades. Compõem esse caldeirão cultural nomes como o de Fernanda Jacob, atriz e musicista, de Thábata Lorena, rapper e compositora, de Kika Ribeiro, sambista e compositora e o de Lazir Sinval, descendente da Alta Majestade dos fundadores do GRES. Império Serrano, Rio de Janeiro.

“O Poéticas Populares teve a iniciativa de convidar artistas pretas, mulheres, para que a gente possa ter voz e visibilidade. Esse é um dia que, mais que comemorar, temos que saudar e revisitar a história de mulheres pretas que vieram antes e fizeram um trabalho intelectual e de resistência para que, hoje, eu, com 30 anos, mulher preta e artista tivesse voz e pudesse estar executando trabalhos como esse, que colocam a mulher preta como protagonista”, ressalta Fernanda Jacob.

Para a sambista Lazir Sinval, promover projetos que enalteçam as mulheres é uma forma de resistência e sobrevivência.

“É fundamental exaltar a força das mulheres! Durante toda a nossa história e trajetória, eram ‘Elas’ que organizavam tudo, uma luta cheia de sabedoria. Recebiam a todos, cuidavam de todos. Grandes matriarcas, guerreiras da nossa cultura, da nossa vida”, destaca.

O Poéticas Populares acontece até 29 de julho e integra o calendário oficial do Circuito Candango de Culturas Populares, amplo projeto realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos e fomentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

“Pulso”

Com apoio do Instituto, a cantora e percussionista brasiliense, residente em Porto Alegre, Dessa Ferreira, lança, em 25 de julho, o videoclipe “Pulso”, uma das faixas que integram seu primeiro trabalho solo, em fase de produção, e com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2020.

Segundo a cantora, a música nasce em meio a tentativas frustrantes de buscar informações sobre as origens de sua família. Filha de piauienses, nascida no Distrito Federal, Dessa Ferreira, encontra na cultura e nas artes, de forma geral, possibilidades de reconstrução do seu passado e de conexão com a sua ancestralidade indígena e africana.

“Pulso fala sobre a potência do aquilombamento de mulheres negras que, por meio do espelhamento se nutrem, se enxergam e, juntas, buscam formas de se fortalecer e construir novas possibilidades de futuro em conexão com a ancestralidade. O clipe nos provoca a pensar o quanto essas histórias estão permeadas entre diversas mulheres negras que partilham de vivências semelhantes, de apagamentos e de redescobertas”, comenta Dessa Ferreira.

Serviço

Websérie Poéticas Populares 

Datas das homenagens:  segunda (20/07), quarta (22/07) e sexta (24/07)

Horário: 18h

Local: https://www.youtube.com/channel/UCtgy4kbKo1XbMfMgi-dQyWQ

Lançamento do clipe “PULSO”:

Data: 25 de julho (sábado)

Horário: às 12h (Live às 22h pelas redes sociais da artista e canal do youtube.)

Disponível em: Instagram e Facebook – @dessaferreiraoficial / Youtube: dessaferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POR QUÊ OS BEATLES?

publicidade

Related articles

POR QUÊ OS BEATLES?

Primeiro, porque são os Beatles, ora! E não outra banda qualquer, contemporâneos deles ou mais recente. Nunca, em...

A ética como guia para a paz interior e decisões sábias

A ética, enquanto conjunto de valores e princípios que norteiam nossas ações, é a bússola que utilizamos para...

Queda na cobertura vacinal: ameaça à saúde pública

 A vacinação é, sem dúvida, uma das ferramentas mais poderosas para garantir o bem-estar coletivo.Em 2025, o Brasil...