A filmografia completa de um dos mais premiados cineastas do
Novo Cinema Coreano, com sessões presenciais e online.
Mostra é gratuita e inclui vários filmes raros no circuito comercial, como “The woman who ran”, vencedor do Urso de Prata de Melhor Direção, inédito no Brasil.
Na Praia à Noite Sozinha (2017)
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) traz para o Brasil uma retrospectiva da obra do sul-coreano Hong Sang-soo, um dos mais premiados cineastas contemporâneos. A mostra presencial “Encontros à deriva: Retrospectiva Hong Sang-soo” exibirá todos os 24 longas do diretor, em 36 sessões, permitindo o acesso do público brasileiro a obras aclamadas pela crítica, mas raras no circuito comercial. Com curadoria de Isabel Veiga, Samuel Brasileiro e Vitor Medeiros, a programação inclui dois debates. Todas as atividades são gratuitas. Depois de passar pelo CCBB do Rio de Janeiro e São Paulo, a retrospectiva chega a Brasília (de 21 de setembro a 14 de outubro). O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As sessões online ficarão disponíveis entre os días 4 a 10 de outubro, pela plataforma Looke com os filmes “Na Praia à Noite Sozinha” e “Certo agora, Errado Antes”. Os horários são livres.
Entre os destaques da retrospectiva em cartaz no CCBB estão os filmes “Hahaha”, vencedor do prêmio “Un Certain Regard”, no Festival de Cannes 2010; “Nossa Sunhi”, ganhador do Leopardo de Prata de Melhor Diretor no Festival de Locarno 2013; “Certo Agora, Errado Antes”, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2015; “Na Praia à Noite Sozinha”, que estreou no Festival de Berlim, em 2017, recebendo o “Urso de Prata” de melhor atriz para Kim Min-hee; e o novíssimo “The woman who ran”, premiado com o Urso de Prata de Melhor Direção, em 2020.
Com uma linguagem minimalista, utilizando personagens banais, que vivem situações corriqueiras, o cinema de Hong flerta com o absurdo. Ainda que cada filme tenha características particulares, todos lidam com o mesmo universo e possuem uma estética muito parecida, como se cada obra fosse um novo episódio de uma interminável série sobre a ternura dos fracassos e a improbabilidade dos encontros. Hong criou seu próprio método de produção, que opera às margens da indústria audiovisual local, contando com uma mínima estrutura e baixíssimos orçamentos. A natureza insólita de seu processo de trabalho, personagens e temática traz a seus filmes uma densidade inesperada, que, ao mesmo tempo que causa estranheza, atrai e deslumbra.
SOBRE HONG SANG-SOO
Nascido em Seul, em 1961, o cineasta contemporâneo sul-coreano Hong Sang-soo Hong é reconhecido pela crítica mundial como um dos mais importantes e producentes realizadores em atividade. Ao lado de cineastas como Kim Ki-Duk, Lee Chang-Dong, Bong Joon-ho e Park Chan-Wook, Hong Sang-soo é um dos representantes do novo cinema coreano (New Korean Cinema ou Nouvelle Vague Coreana), ciclo iniciado nos anos 1990 após a redemocratização da Coreia do Sul. Em apenas duas décadas, Hong já realizou 24 longas-metragens ficcionais, atingindo a média de praticamente um filme por ano. Mesmo com a alta produtividade, sua extensa filmografia ainda é pouco conhecida pelo grande público. Abordando situações cotidianas com um humor ácido, seus filmes simples e densos possuem ampla circulação em festivais, mas poucos chegam ao circuito comercial. No Brasil, apenas oito títulos foram lançados comercialmente em salas do circuito ‘de arte’, outros 13 trabalhos tiveram circulação restrita a mostras de cinema, e três sequer foram exibidos aqui.
SOBRE O CCBB BRASÍLIA
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília funciona de terça a domingo, das 9h às 21h. O CCBB Brasília está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada nas exposições, teatro e cinema apenas com agendamento on-line (eventim.com.br), controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No teatro e cinema a capacidade foi reduzida para 40%, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão.
FICHA TÉCNICA
Curadoria: Isabel Veiga, Samuel Brasileiro e Vitor Medeiros
Coordenação Geral: Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais
SERVIÇO
Mostra de Cinema Temática
Encontros à deriva: Retrospectiva Hong Sang-soo
Gratuito
Ingressos mediante agendamento pelo site ou app da Eventim
OnLine: Plataforma Looke
Data: 21 de setembro a 14 de outubro de 2021
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília
End.: Asa Sul, Trecho 2
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília End.: Asa Sul, Trecho 2
Encontros à deriva: Retrospectiva Hong Sang-soo
Programação CCBB Brasília
01 de outubro (sexta-feira)
17h30 – O DIA EM QUE ELE CHEGAR (????, 2011) Coreia do Sul, 79 min, 12 anos
19h40 – O PODER DA PROVÍNCIA KANGWON (?????, 1998) Coreia do Sul, 110 min, 16 anos
02 de outubro (sábado)
15h15 – A VISITANTE FRANCESA (??????, 2012) Coreia do Sul, 89 min, 12 anos
17h30 – A MULHER É O FUTURO DO HOMEM (?????????, 2004) Coreia do Sul, 88 min, 16 anos
19h30 – CURSO: Jogos cênicos, modos de fazer. 16 anos – Plataforma Zoom.
03 de outubro (domingo)
14h30 – CERTO AGORA, ERRADO ANTES (???????????, 2015) Coreia do Sul, 121 min, 12 anos

17h10 – NOSSA SUNHI (????, 2013) Coreia do Sul, 89 min, 12 anos
19h45 -O HOTEL ÀS MARGENS DO RIO (????, 2010) Coreia do Sul, 96 min, 14 anos
05 de outubro (terça-feira)
20h30 – A CÂMERA DE CLAIRE (???????, 2007) Coreia do Sul, 69 min, 12 anos
06 de outubro (quarta-feira)
20h – O DIA DEPOIS (??, 2017) Coreia do Sul, 92 min, 12 anos
07 de outubro (quinta-feira)
17h30 – MULHER NA PRAIA ( ?????, 2006) Coreia do Sul, 127 min, 14 anos
20h15 – NA PRAIA À NOITE SOZINHA (????????, 2017) Coreia do Sul, 91 min, 12 anos
08 de outubro (sexta-feira)
17h30 – A FILHA DE NINGUÉM ( ?????????, 2013) Coreia do Sul, 90 min, 12 anos
19h45 – HAHAHA (???, 2010) Coreia do Sul, 116 min, 12 anos
09 de outubro (sábado)
15h30 – O HOTEL ÀS MARGENS DO RIO (????, 2010) Coreia do Sul, 96 min, 14 anos
18h – MONTANHA DA LIBERDADE (?????, 2014) Coreia do Sul, 67 min, 12 anos
19h30 -A VIRGEM DESNUDADA POR SEUS CELIBATÁRIOS (?! ??, 2000) Coreia do Sul, 127 min, 16 anos
10 de outubro (domingo)
15h40 – A CÂMERA DE CLAIRE (???????, 2007) Coreia do Sul, 69 min, 12 anos
17h40 – CONTO DE CINEMA ( ???, 2005) Coreia do Sul, 90 min, 16 anos
20h – A VISITANTE FRANCESA (??????, 2012) Coreia do Sul, 89 min, 12 anos
12 de outubro (terça-feira)
15h – CERTO AGORA, ERRADO ANTES (???????????, 2015) Coreia do Sul, 121 min, 12 anos
17h45 – O FILME DE OKI (?????, 2010) Coreia do Sul, 80 min, 12 anos
19h50 – PORTÃO DE REGRESSO (?????, 2002) Coreia do Sul, 115 min, 16 anos
13 de outubro (quarta-feira)
20h – O DIA EM QUE ELE CHEGAR (????, 2011) Coreia do Sul, 79 min, 12 anos.Sessão com acessibilidade: Audiodescrição, legendas descritivas e libras.
14 de outubro (quinta-feira)
19h30 – COMO VOCÊ SABE DE TUDO (????????, 2009) Coreia do Sul, 126 min, 12 anos
Sessões online – Plataforma Looke
04 a 10 de outubro
NA PRAIA À NOITE SOZINHA (????????, 2017) Coreia do Sul, 91 min, 12 anos
CERTO AGORA, ERRADO ANTES (???????????, 2015) Coreia do Sul, 121 min, 12 anos
CURSO ONLINE
Plataforma Zoom
Serão abertas inscrições pelo em link .
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Júnia Azevedo
(21) 9 9124 6358
junia@escritacomunicacao.com.br
Escrita Comunicação
Assessoria de Imprensa Brasília
Kátia Turra
(61) 9 92247294
Tátika Comunicação
Assessoria de Imprensa do CCBB
Barbara Burnier barbaraburnier@bb.com.br
11-989684586