O DF possui cerca de 12.969 artesãos, segundo o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato. Dessas, 87% são mulheres e destas 70% têm mais de 40 anos de idade. Com a pandemia, criou-se a necessidade de que elas passem a incorporar o seu trabalho ao ambiente digital, mas muitas ainda têm dificuldades.
Diante a essa nova realidade, a Escola de Moda Fashion Campus qualificou artesãs do Distrito Federal. Cada artesã aprendeu a entrar no comércio eletrônico, a divulgar e a vender a sua produção. É de suma importância que a artesã saiba utilizar as plataformas acessíveis e adequadas ao pequeno produtor, pois somente assim, desmistificaremos a dificuldade que ela tem em usar as ferramentas digitais. Este projeto faz parte do seminário Mulheres Antenadas na era digital, organizado pela BPW Brasilia.
Foram convidadas artesãs e comerciantes do DF para expor seus produtos na Oficina e ao decorrer das Oficinas, a Fashion Campus deu suporte e ensinamento a essas mulheres sobre Precificação, tirar fotos dos seus produtos e vender na internet.
A Fashion Campus irá disponibilizar três E-books com temas para qualificar essas profissionais, que serão sobre, Precificação, Fotos que vendem e Mídias Socias para vendas. Ao final da semana de Oficinas, a Fashion Campus também irá fazer um Instagram, para que essas mulheres, possam divulgar seus trabalhos
O evento ocorreu entres os dias 02/02 à 05/02 no endereço QR 207 AE salão comunitário-Santa Maria/DF.
1°dia: Diagnóstico e avaliação
No primeiro dia de oficina conhecemos e fazemos a avaliação dos itens produzidos e vendidos por essas artesãs. A partir daí, identificamos as necessidades, melhorias e dores.
2° dia: Precificação
No segundo dia foi ofertada a oficina de precificação, pela CEO da Fashion Campus, Mábel De Bonis. Foi explicado para essas mulheres de uma forma simples e fácil para que possam aplicar no se dia a dia. Todas receberam um E-book impresso sobre o assunto.
3°dia: Fotografia:
No terceiro dia foi ofertada a oficina de fotografia pela professora de fotografia da Fashion Campus, Julia Macedo. Nesse dia, as artesãs aprenderam a fotografar suas peças, para posteriormente poder comercializa-las. Todas receberam um E-book impresso sobre o assunto.
4° dia: Redes sociais
No quarto e último dia, foi ofertada a oficina de Redes sociais pela professora de Marketing Digital da Fashion Campus, Jennifer Silva. Nesse dia, as artesãs aprenderam como criar e fortalecer suas redes sociais e vender dentro delas. Todas receberam um E-book impresso sobre o assunto.
No último dia (sexta feira, 05/02), foi criado um Instagram, com as fotos dos produtos das artesã, para que elas possam comercializa-los. O Instagram é o @artesanatocomelas. Todas receberam certificado.