18.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 8, 2024

Espaço Cultural Galpãozinho do Gama recebe o sarau Sertão Rua 

Date:

Share post:

Evento que acontece no dia 4 de fevereiro integra a programação da Plataforma de Cultura Periférica, projeto que impulsiona manifestações culturais das periferias do DF

No próximo dia 4 de fevereiro, o Gama recebe a primeira edição do sarau Sertão Rua, evento que enaltece a diversidade promovendo a união da cultura nordestina com a poesia marginal. O encontro acontece no Espaço Cultural Galpãozinho e a entrada é gratuita. O sarau Sertão Rua, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), integra o projeto Plataforma de Cultura Periférica e conta com outras duas edições, que acontecem em abril e março.

Encontro cultural

Entre as atrações confirmadas para a primeira edição está o grupo Coco de Quebrada, grande anfitrião do sarau Sertão Rua, formado por jovens de diversas RAs do DF, que respiram música e têm como inspiração a pernambucana Mestra Martinha do Coco. Para completar, o primeiro encontro apresenta também Ramona Jucá, como mestre de cerimônias, DJ Boquinha Dub, quebrando tudo nas picapes, Lirys Catharina, consagrada cantora e percussionista, Batalha do Inflama e, claro, muita poesia.

Segundo Amanda Figueiredo, organizadora do evento e integrante do Coco de Quebrada, o Sertão Rua é mais que um evento cultural. “É uma manifestação de resistência e celebração na quebrada do Gama. Nascido da necessidade de movimentar a cultura local, ele surge em resposta à carência cultural, oferecendo uma alternativa aos jovens que, por muitas vezes, precisavam se deslocar para o centro ou outras quebradas em busca de lazer”, explica.

Além de promover as potências artísticas locais, o projeto também se torna um ponto de encontro. “Observando os jovens da Batalha do Inflama, que ocorre todas às terças ao lado da rodoviária do Gama, percebe-se a falta de estrutura para que eles alcancem a qualidade que merecem. Fizemos o convite para eles nessas edições, com toda estrutura para uma boa batalha e premiação. Assim, o Sertão Rua se propõe a ser um catalisador para fomentar e fortalecer a cultura marginal e popular da cidade”, completa a artista.

Sobre a Plataforma de Cultura Periférica

A Plataforma de Cultura Periférica é um amplo projeto que surge da necessidade de reunir e impulsionar a diversidade de manifestações culturais que se consolidam nas periferias a cada dia. “A Plataforma foi criada para manter sonhos vivos dentro das quebradas. A gente vê uma diversidade de talentos se perdendo por falta de palcos, espaços e oportunidade. E a gente viu grandes poetas, artistas e fazedores de arte se reencontrando e se fortalecendo nos saraus, pessoas que conseguiram tomar fôlego para seguir em frente através da música, da poesia e da arte”, afirma Guilherme Azevedo, da Arsenal do Gueto produções, que idealizou o projeto.

Em sua primeira edição, a Plataforma de Cultura Periférica propõe a realização de atividades culturais em duas cidades do Distrito Federal: Gama, com os encontros do sarau Sertão Rua e Ceilândia, com o tradicional Sarau-Vá. O objetivo é criar um circuito que valoriza a literatura marginal, estimulando a formação de público, abrindo espaço para apresentação de novos talentos e artistas já consagrados, democratizando o acesso da população a eventos culturais de qualidade e impulsionando uma rede de divulgação e intercâmbio entre artistas, mestres da cultura popular, poetas, autores e agentes culturais de todas as cidades do DF.

Saraus e Festival

Fazendo jus ao nome, além dos saraus, a Plataforma de Cultura Periférica contempla ainda o Festival Voz e Alma, amplo evento que une Cultura Popular e Hip-Hop, celebrando os 10 anos de existência do consagrado Sarau-Vá.

Serão dois dias de uma ocupação cultural que busca celebrar a oralidade, proporcionar um encontro entre o tradicional e o urbano, a valorização das manifestações artísticas da cidade e suas expressões em diversas linguagens através de shows, intervenções poéticas, performances e exposição fotográfica. O evento está previsto para acontecer nos dias 5 e 6 de abril, em Ceilândia.

Serviço

Sarau Sertão Rua

Data: Domingo, 4 de fevereiro

Horário: a partir das 16h

Local: Espaço Cultural Galpãozinho, Gama – DF

Entrada: gratuita

Atrações: DJ Boquinha Dub, Batalha do Inflama, Coco de Quebrada e Lirys Catharina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...