O Inverno é a época do ano que marca a virada do nosso clima tropical para algo diferente. Os tons terrosos e madeira chegam para nos lembrar do conforto do nosso lar, passando mais tempo em ambientes fechados buscando calor e aconchego nas áreas de livings. As baixas temperaturas também chegam com objetos e peças assinadas, tecidos e tapeçarias pesadas para garantir o aconchego. Seja com minimalismo das terras geladas ou a madeira das fazendas, o frio é sempre acompanhado de elegância.
Confira a seguir uma seleção de projetos que refletem o inverno:
Navarro Arquitetura: Pensando com uma identidade visual calma e confortável, um ambiente de descompressão, a textura terrosa aplicada nas paredes e teto, é um dos diferenciais que aquecem o projeto. Os ambientes integrados entre área social, varanda, living, jantar e cozinha, a conexão entre eles e a funcionalidade fica evidente. O apartamento possui diversos acabamentos e elementos naturais, com uso de rochas, madeira natural e carbonizada, vegetação, objetos em barro e muita cerâmica.
Otto Felix: Com inspiração em fazendas e celeiros antigos, o arquiteto Otto Felix desenvolveu com maestria os detalhes que compõem o projeto da residência carregada de ambientes acolhedores, requintados, mas sem abandonar as origens rústicas do campo. O estonteante living, que fica no meio de dois jardins de inverno, trás o charme para dias de invernos frios, e a madeira e os tapetes aquecem o projeto.
Si Saccab Arquitetura: Contemporaneidade, funcionalidade, integração, conforto e luz natural: as premissas do projeto. Uma paleta com tons neutros, uso de madeira, cimento, couro e toques pontuais de tons terrosos trazem a atmosfera quente, aconchegante e harmoniosa que buscamos. O resultado é um espaço amplo para receber a família e os amigos em dias frios, mas também funcional.
Sabugosa Arquitetura: A inspiração para o clima de serra, é o aconchego que carrega consigo o máximo de calor e conforto, mesmo em pequenos ambientes a ladeira é um charme do inverno e do clima serrano. O espaço foi desenvolvido para que continuasse leve e prático para o uso da família no dia a dia. Para o living, foram escolhidos materiais mais calorosos e rústicos, como pedra e madeira.
Beatriz Quinelato: Para um cantinho de inverno, contamos com uma adega em madeira ebanizada, sofás confortáveis, couro, tons escuros e muito verde, o conforto foi algo que priorizamos. A sutileza dos detalhes foram trabalhados para construir um ambiente acolhedor e aconchegante, mas refletindo muita personalidade.
Estúdio Elmor: Diante do entorno riquíssimo em áreas verdes uma cozinha neutra valoriza o entorno. O protagonista aqui é a madeira escura presente por todo o ambiente de teto e piso, construindo uma narrativa quente e aconchegante, harmonizando com a charmosa lareira elétrica.
Ricardo Abreu: Um apartamento com cara de casa, com muita brasilidade e conforto nesse apartamento, em um antigo prédio dos anos 50, muitos elementos originais foram preservados, essência do inverno aquece o ambiente com tons de madeira escura, roxo, vermelho e tapeçarias antigas. A grande esquadria em ferro quadriculada permite uma entrada de luz ideal para iluminar todo a sala, onde o arquiteto conseguiu imprimir perfeitamente o cerne da nostalgia e modernidade.