18.5 C
Brasília
terça-feira, outubro 14, 2025

Guerra na Ucrânia pode influenciar mercado da construção civil

Date:

Share post:

Guerra na Ucrânia pode influenciar mercado da construção civil

Alta do câmbio e do preço do petróleo podem aumentar ainda mais os custos de materiais

Muito tem se falado sobre a alta dos combustíveis e do preço do trigo desde que começou a Guerra na Ucrânia, mas a disputa militar do outro lado do mundo também deve influenciar outro mercado aparentemente distante do conflito: a construção civil.

Os preços dos materiais do setor, que já vinham em alta desde a pandemia, devem subir ainda mais, acreditam especialistas – influenciando diretamente nos preços dos imóveis e no mercado com um todo.

O setor, desde julho/20 já vivencia uma forte pressão em seus custos em função dos fortes aumentos nos preços dos materiais de construção.  E essas altas não foram repassadas na sua totalidade para os preços dos imóveis”, destaca a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Impacto fora do Brasil

Em alguns países da Europa, como Portugal, os impactos já são sentidos. Os custos de construção de habitação nova aumentaram 6,8% se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal. O mesmo aconteceu com os preços dos materiais, que aumentaram 8,0%, enquanto o custo de mão de obra subiu 5,1%. 

Para o sócio-diretor da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo, as sanções são impactos reais à economia de todo o globo. “Na prática, as sanções são políticas de empobrecimento ao mundo, não apenas da Rússia”, explicou.

Impactos no DF

Aqui no DF não deve ser diferente, avalia o proprietário da Lotus Incorporadora e Construtora, Ruy Hernandez. A Lotus trabalha com empreendimentos residenciais e comerciais em Brasília e também em Miami.

Quando o barril de petróleo sobe o impacto é imediato em todas as frentes. Acredito que teremos impacto nos custos das matérias-primas, insumos das indústrias de materiais e também nas taxas de juros e inflação como um todo”, aponta.

Apesar da alta dos preços, a expectativa é de aquecimento para a construção civil em 2022.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a empregabilidade do segmento cresceu 16,7% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, com a abertura de 12 mil vagas.

Entre janeiro e outubro de 2021 foram lançados 38 empreendimentos na capital federal, apenas 3 a menos que em todo o ano de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Exposição fotográfica e livro “Marias” chegam à Câmara Legislativa em outubro para chamar atenção para a violência contra a mulher

No dia 21 de outubro, às 14h30, Espaço Cultural Athos Bulcão, no foyer do plenário da Câmara Legislativa...

Escritório Rezende & Matos Advogados comemora posse de nova associada

Na noite desta quinta-feira (09/10/2025) o Escritório Rezende & Matos Advogados em comemoração à posse de sua nova...

Hotelaria brasileira em perspectiva: desafios de mão de obra, oportunidades de crescimento e caminhos sustentáveis para o futuro

  Por: Márcio Lacerda, Mestre em Administração Profissional pela FIA – Fundação Instituto de Administração, Diretor Geral da Hotelaria...

O poder no fio da navalha

A máxima de Lord Acton — “o poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente” —...