22.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 26, 2024

Imigração japonesa: Nipo-brasilienses falam da tradição e da cultura na capital 

Date:

Share post:

Imigração japonesa: Nipo-brasilienses falam da tradição e da cultura na capital

Dia 18 de junho comemora-se os 112 anos da chegada da população nipônica no Brasil

Considerado o país que abriga a maior comunidade japonesa no mundo fora do Japão, atualmente, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (japoneses e seus descendentes), a sociedade nipo-brasileira comemora, no próximo dia 18 de junho, o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. Já são 112 anos de comemorações e em Brasília não é diferente. Com cerca de oito mil descendentes em terras candangas, a cidade é marcada pela tradição oriental.

Ao dar algumas voltas pelas ruas do quadradinho, facilmente é possível se deparar com pessoas com fortes traços asiáticos e existe um porquê para isso. “Muitas famílias japonesas adotaram Brasília como sua cidade depois da imigração, temos uma comunidade muito forte aqui. Além disso, nos esforçamos para manter a tradição e costumes que trouxemos do Japão”, explica o empresário Flávio Mikami, descendente japonês e um dos organizadores do maior festival dedicado à cultura japonesa do DF, o Nipo Festival, que mantém viva a tradição oriental na cidade.

Com laços de sua ancestralidade, o empresário Eiiti Yuri também conta como a cultura nipônica está presente em seu trabalho. “Aqui, na Nano Garden, não é só vender um terrário ou uma planta, vai além disso. A cultura japonesa explica como esses arranjos podem influenciar na vida e no ambiente em que ele é colocado. Então, tentamos passar isso para nossos clientes e para os nossos ornamentos. Em coisas simples do dia a dia, seja no trabalho ou em casa, vemos como a tradição está presente no nosso cotidiano”, explica.

Sobre a data

O dia 18 de junho celebra a chegada do navio Kasato Maru, que atracou em Santos com os primeiros japoneses vindo para o Brasil. Desde então, nipo-brasileiros têm ajudado e contribuído para o desenvolvimento do país. Até o ano passado, segundo o embaixador do Japão no Brasil Akira Yamada, existiam cerca de 700 empresas japonesas abertas no país sul-americano. Mas a previsão é de que esse número seja maior até o final de 2020.

Eiiti Yuri – Nano Garden_Divulgac?a?o

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O GDF não previne e aumenta gasto com saúde

O uso de tendas e carretas tem se tornado cada vez mais recorrente. Ele é útil em crises,...

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...