21.5 C
Brasília
sábado, abril 20, 2024

Instituições escolares encaram uma nova realidade com o ensino à distância no Brasil

Date:

Share post:

Instituições escolares encaram uma nova realidade com o ensino à distância no Brasil

As ferramentas online se tornaram grandes aliadas para os profissionais de Educação. Entretanto, ainda há dificuldades técnicas e práticas no processo de aprendizagem remoto

 Os estudantes brasileiros tiveram que se adaptar a uma nova realidade escolar por conta do coronavírus no país. Na capital federal, por exemplo, as instituições substituíram as lousas das salas de aula pelos computadores, notebooks e celulares dos alunos, dentro das suas residências, desde o dia 31 de março. A aula à distância foi um acordo estabelecido entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e o Conselho de Educação para reduzir a transmissão do coronavírus, no DF.

As plataformas virtuais, assim como os sites e as aulas disponibilizadas pela televisão aberta, se tornaram alternativas para aproximar o estudante dos professores, permitindo a continuidade no plano escolar. Entretanto, uma realidade ainda desconhecida precisa ser explorada para suprimir a presença física durante a pandemia sem que o ensino seja prejudicado neste período.

 

 

“O professor não estava preparado totalmente para uma mudança tão repentina. Alguns tiveram problemas e, para driblá-los, assistiram vídeos para aprender novas habilidades. Tiveram que buscar como administrar os recursos de áudio e vídeo, lidar com iluminação e editar as vídeoaulas” informa Nei Vieira, diretor pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Seriös.

 

 

 

A adaptação das instituições brasileiras a esta nova realidade não é o único problema a ser enfrentado pelos profissionais de ensino. Do outro lado da tela, há a necessidade do envolvimento do aluno sem que o professor esteja fisicamente presente, o que é desafiador.

Para Vieira, a parceria da família com a escola é fundamental para o êxito do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Isso se deve ao fato de que a motivação pode ser determinante para a mudança de atitudes e hábitos.

“Conversar sobre as experiências do dia a dia, demonstrar interesse pela vida pessoal e escolar dos filhos e participar dos eventos promovidos pela escola são boas estratégias para se aproximar das crianças e reforçar a parceria com a escola”, aconselha.

Para facilitar a rotina de estudos, o profissional oferece cinco dicas para serem implementadas pelos estudantes. Confira:

  1. Monte um cronograma de estudos para ter maior organização;
  2. Escolha um bom lugar para estudar. Importante: o local deve ser livre de distrações;
  3. Alterne as formas de estudar para ativar diferentes regiões do cérebro. Faça resumos, leituras, listas de exercícios, mapas mentais além de assistir as vídeo aulas;
  4. Faça pausas regulares para descansar e obter melhores resultados;
  5. Desconecte das redes sociais para não atrapalhar o momento de estudo.

 

SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul

Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há oito anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...