Instituições escolares encaram uma nova realidade com o ensino à distância no Brasil
As ferramentas online se tornaram grandes aliadas para os profissionais de Educação. Entretanto, ainda há dificuldades técnicas e práticas no processo de aprendizagem remoto
Os estudantes brasileiros tiveram que se adaptar a uma nova realidade escolar por conta do coronavírus no país. Na capital federal, por exemplo, as instituições substituíram as lousas das salas de aula pelos computadores, notebooks e celulares dos alunos, dentro das suas residências, desde o dia 31 de março. A aula à distância foi um acordo estabelecido entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e o Conselho de Educação para reduzir a transmissão do coronavírus, no DF.
As plataformas virtuais, assim como os sites e as aulas disponibilizadas pela televisão aberta, se tornaram alternativas para aproximar o estudante dos professores, permitindo a continuidade no plano escolar. Entretanto, uma realidade ainda desconhecida precisa ser explorada para suprimir a presença física durante a pandemia sem que o ensino seja prejudicado neste período.
“O professor não estava preparado totalmente para uma mudança tão repentina. Alguns tiveram problemas e, para driblá-los, assistiram vídeos para aprender novas habilidades. Tiveram que buscar como administrar os recursos de áudio e vídeo, lidar com iluminação e editar as vídeoaulas” informa Nei Vieira, diretor pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Seriös.
A adaptação das instituições brasileiras a esta nova realidade não é o único problema a ser enfrentado pelos profissionais de ensino. Do outro lado da tela, há a necessidade do envolvimento do aluno sem que o professor esteja fisicamente presente, o que é desafiador.
Para Vieira, a parceria da família com a escola é fundamental para o êxito do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Isso se deve ao fato de que a motivação pode ser determinante para a mudança de atitudes e hábitos.
“Conversar sobre as experiências do dia a dia, demonstrar interesse pela vida pessoal e escolar dos filhos e participar dos eventos promovidos pela escola são boas estratégias para se aproximar das crianças e reforçar a parceria com a escola”, aconselha.
Para facilitar a rotina de estudos, o profissional oferece cinco dicas para serem implementadas pelos estudantes. Confira:
- Monte um cronograma de estudos para ter maior organização;
- Escolha um bom lugar para estudar. Importante: o local deve ser livre de distrações;
- Alterne as formas de estudar para ativar diferentes regiões do cérebro. Faça resumos, leituras, listas de exercícios, mapas mentais além de assistir as vídeo aulas;
- Faça pausas regulares para descansar e obter melhores resultados;
- Desconecte das redes sociais para não atrapalhar o momento de estudo.
SERVIÇO:
Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800
Sobre o Colégio Seriös – Há oito anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.