22.5 C
Brasília
segunda-feira, abril 15, 2024

Mediato Conecta promove mês da Acessibilidade em Libras

Date:

Share post:

Ao longo do mês de março, serão realizados cinco encontros em espaços culturais com intérprete de libras para a comunidade surda 

Em março acontece o Mês da Acessibilidade em Libras, uma ação junto a espaços culturais em Brasília integrando a acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais para a comunidade surda do Distrito Federal. Serão realizados cinco encontros presenciais de forma gratuita com limite de 20 vagas. Durante este evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer e criar vínculos com os bens culturais que compõem o local a ser visitado, com atividades mediadas.

Esta ação é uma proposta pela Mediato Conecta, iniciativa que tem como propósito viabilizar o acesso de diferentes públicos – primordialmente escolar – aos equipamentos culturais do Distrito Federal, a fim de formar (novos) públicos, despertar o gosto pela arte e cultura, promover experiências educativas sensíveis e inovadoras, dentre outros benefícios.

Conectando a comunidade surda a eventos culturais

Em parceria com espaços culturais de Brasília, a Mediato Conecta buscou uma ampla diversidade de locais e eventos, visando conectar o público de forma inclusiva e abrangente. Uma característica dessas iniciativas é a acessibilidade, permitindo que pessoas surdas e ouvintes participem livremente, sem a necessidade de agendamento prévio. Os eventos são planejados para serem acessíveis tanto para a comunidade surda, com a presença de intérpretes de Libras, quanto para outros participantes, uma vez que as atividades serão conduzidas em português e na língua de sinais, garantindo uma experiência inclusiva para todos os envolvidos.

Programação

Durante todo o mês de março, serão realizadas visitas mediadas com uma equipe de educadores e intérpretes de libras que conjuntamente irão acompanhar o grupo visitante. Além disso, a ação conta com o apoio da Fundação Athos Bulcão. 

A programação conta com seguintes equipamentos culturais:

  1. Dia 02 de março 15h  – “Visita Mediada: Descubra os caminhos da cultura Japonesa na Exposição Dô” no Museu de Arte de Brasília. Para participar, basta chegar.

  2. Dia 09 de março 10h – Visita mediada na Praça dos Três Poderes com o projeto “PerCaminho” no Complexo Cultura 3 Poderes. Para participar, basta chegar.

  3. Dia 16 de março 10h  – Palestra “Cores da Educação: A Mediação Cultural na Obra de Athos Bulcão” na Fundação Athos Bulcão. Inscrições via Instagram https://www.instagram.com/mediato.art/

  4. Dia 22 de março 15h  – “Visita mediada ao Espaço Cultural Renato Russo e às galerias Parangolé e Rubem Valentim no Espaço Cultural Renato Russo. Para participar, basta chegar.

  5. Dia 31 de março 15h  – “Encerramento da exposição Brasília Photo Show” no Museu de Arte de Brasília. Para participar, basta chegar.

Ações de acessibilidade

  • Tradução e interpretação em libras para uma visita mediada;

  • Os locais estarão preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida: rampa, corrimão, piso tátil, banheiro adaptado e elevador;

‌Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. FAC-DF

Mediato Conecta

conecta.mediato.art.br

E-mail: conecta@mediato.art.br

Informações: (61) 99885-9528

Instagram: @mediato.art

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Dia D de Vacinação no DF: Mais de 90 Pontos Disponíveis neste Sábado

Neste sábado, 13 de abril, mais de 90 pontos de vacinação estarão disponíveis no Distrito Federal, marcando o...

Brasília recebe parque temático DC Superpets para animais de estimação

Quem adora pets vai se encantar com um parque temático, a novidade é o Parque DC Superpets, situado...

Senadora Mara Gabrilli expressa preocupações sobre Consulta Pública da Anvisa relativa a bulas digitais de medicamentos

Entre elas, estão o possível enfraquecimento do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os prejuízos à população...

Novas leis penais: Mudanças na progressão de regime e uso da tornozeleira eletrônica

Presidente Lula sanciona legislação que impacta o sistema carcerário brasileiro Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da...