Fim de semana chegando e uma boa dica é visitar a Mercato Feira de Artes, Antiguidades e Design, que realiza sua primeira edição de 2023, no Centro Comercial Gilberto Salomão. Nesses tempos, em que peças de antiguidades e obras de artes foram notícias no mundo inteiro, após o infeliz episódio do dia 8 de janeiro, com a destruição de obras de artes nos três poderes, ficou evidente a importância e o significado que essas peças têm ao contar a história de um país. Para Antônio Aversa, sócio da Mercato Galeria, e curador da Feira de Antiguidades, o momento é de pensar na reconstrução e o que não puder ser restaurado deve ficar exposto para que essa página da nossa história recente não seja esquecida. “O patrimônio destruído é de todos os brasileiros e deve ser respeitado e preservado para as gerações futuras”, afirma Aversa.
A Feira de Antiguidades é uma opção para os amantes da arte, mas também pode ser uma oportunidade para quem quer ter contato com objetos que vêm carregados de histórias e significados, como são as peças sacras de diferentes partes do Brasil e do mundo. O evento conta, ainda, com mobiliário assinado por nomes como Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin, responsável pelo design das cadeiras do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), que também estavam entre os móveis destruídos, mas que, felizmente, serão restaurados.
Ao todo participam da Feira de Antiguidades 45 expositores, que primam pela originalidade e procedência das peças apresentadas, com objetos de porcelanas Cia das índias, peças em prata de lei, cristais e esculturas, e coleções de selos, LPs e carrinhos de brinquedos, entre tantas outras opções.
E como já é marca registrada do evento, um carro antigo estará em exposição. Nesta edição será um Ford Scort NK1, versão rally, fabricação inglesa do ano de 1971.
MERCATO FEIRA DE ARTES, ANTIGUIDADES E DESIGN
CENTRO COMERCIAL GILBERTO SALOMÃO
SÁBADO (28) E DOMINGO (29)
DAS 10h ÀS 19h