21.5 C
Brasília
sábado, abril 20, 2024

Literatura digital é oportunidade para crianças e famílias durante as férias escolares

Date:

Share post:

Livros digitais oferecem recursos sonoros, animados e interativos, o que pode tornar a prática de leitura mais acessível
Em janeiro, as famílias buscam opções interessantes de recreação durante as férias escolares, aproveitando o período em que podem ficar juntos por mais tempo. Brincadeiras, atividades lúdicas e educativas são boas alternativas.

Considerando que os  aparelhos eletrônicos e a internet estão entre as preferências desta geração, e que oferecem uma variedade de opções de entretenimento, esta pode ser uma oportunidade de, com a mediação de adultos, explorar ferramentas potentes para o desenvolvimento infantil. 

Entre as oportunidades que a tecnologia proporciona para as crianças está a literatura infantil digital. Diferente da tiragem impressa ou do e-book (que tem as mesmas características que um livro convencional), os formatos digitais oferecem recursos interativos por meio do texto, efeitos sonoros, animações e gestos do leitor, possibilitando uma experiência literária que compreende os sentidos da visão, da escuta, da fala, além de aguçar a criatividade e a coordenação motora. 

“A leitura digital é o ponto de encontro entre a literatura e a tecnologia, apresentando múltiplas oportunidades de tornar a prática mais agradável, divertida e interativa, em uma vivência que envolve a visão, a escuta, a fala, a criatividade, a coordenação motora, entre outros. É um formato que amplia a relação da criança com o texto, agregando recursos sonoros, animações, um acervo de possibilidades de gêneros, narrativos ou não”, explica a doutora em Educação e Literatura Infantil pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), Aline Frederico, uma das professoras do curso  “Mediação de literatura infantil digital” do Polo, ambiente de formação do Itaú Social.

Importante destacar que, segundo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), não é recomendável o uso de telas por crianças com menos de dois anos e, até os quatro anos, o uso máximo deve ser de 60 minutos por dia.

O crescimento do interesse nos livros digitais permitiu o aumento da oferta de aplicativos e plataformas de leitura, como a Estante Digital, do “Leia com uma criança”, que disponibiliza gratuitamente 14 títulos infantis. 

A plataforma também oferece a inteligência virtual “Léia”, um serviço gratuito, disponível para smartphones (iOS e Android) e dispositivos Alexa e Google Assistente, que faz a leitura dos livros disponíveis em seu acervo.
A tecnologia pode ser ativada por comando de voz, basta dizer “Ok Google, falar com Leia para uma Criança” ou “Alexa, abrir Leia para uma Criança”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...