12.5 C
Brasília
segunda-feira, agosto 18, 2025

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre inscrições

Date:

Share post:

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre inscrições

Inscrições para a OBMEP 2018 podem ser feitas entre os dias 21 de fevereiro e 02 de abril, escolas públicas e privadas podem participar

Começaram as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e Ministério da Educação. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), das Secretarias de Educação Estaduais e do Distrito Federal.

Com o objetivo de incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre os estudantes das escolas brasileiras, de ensino fundamental e médio, a Olimpíada Brasileira de Matemática foi lançada em 1970 pela Sociedade Brasileira de Matemática e, nos últimos anos, a OBMEP e OBM coexistiram. Em 2017, as duas olimpíadas foram integradas para racionalizar o uso dos recursos humanos e financeiros.

As duas fases da OBMEP servirão como classificatórias para a OBM, que passará a ter apenas uma etapa, com cerca de mil candidatos. Para participar da OBM é necessário que os alunos das escolas públicas ou privadas, estejam inscritos na OBMEP2018.

A OBMEP premiará 6500 alunos de escolas públicas com medalhas, mas também destinará medalhas à estudantes de escolas privadas, serão 75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes. Para inscrever-se, as escolas privadas devem efetuar o pagamento de taxa, destinada a cobrir os custos de logística. As regras, a inscrição e a participação nas duas fases serão as mesmas da OBMEP para as escolas públicas, havendo medalhas destinadas especificamente aos alunos das escolas privadas.

Em todo o Brasil, entre as edições de 2012 e 2017, mais de 110 milhões de estudantes já fizeram a inscrição para a Olimpíada.

Apenas no Distrito Federal, nesse mesmo período, mais de um milhão e meio de alunos se inscreveram para participar, de um total de 1628 escolas entre os seis anos, dos quais 5176 alunos foram premiados, demonstrando o sucesso e aceitação do projeto dentro da comunidade escolar.

As Coordenações Regionais de Ensino estão disponíveis para auxiliar as escolas do Distrito Federal que tenham alguma dificuldade na inscrição, que vai de 21 de fevereiro a 02 de abril, ou no acesso à internet. Unidades Escolares criadas recentemente ou que não ofertavam os anos contemplados pela OBMEP em edições anteriores, assim como aquelas que mudaram de nome, devem entrar em contato com a coordenação da OBMEP para serem orientadas sobre como proceder.

É importante lembrar que essas alterações só poderão ser realizadas durante o processo de inscrição na OBMEP. Para inscrever sua escola siga as orientações abaixo:

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES DAS ESCOLAS:
1) Acesse o site www.obmep.org.br. Consulte o Regulamento no mesmo site.

2) No link de inscrições informe o código INEP da sua escola (o mesmo do Censo Escolar).

3) Confira e complemente as informações da ficha de inscrição, informando o número de alunos matriculados em cada nível, que serão os alunos inscritos da escola (INCLUIR TODOS OS TURNOS DA ESCOLA – Regular, EJA, Projetos Especiais, etc.).

– NÍVEL 1 = 6º e 7º ANO

– NÍVEL 2 = 8º e 9º ANO

– NÍVEL 3 = ENSINO MÉDIO (todas as séries)

4) Informe o nome e os dados de quem vai coordenar a OBMEP, na escola. Pode ser professor de matemática, coordenador de qualquer área da escola ou um representante da direção.

5) Digite a senha da escola (guarde bem esta senha e divulgue-a para as pessoas da direção).

6) Conclua a inscrição clicando no botão ENVIAR. Aguarde a confirmação na tela.

OS ALUNOS NÃO PODEM SE INSCREVER INDIVIDUALMENTE. EM CASO DE DÚVIDA, DEVEM PROCURAR O PROFESSOR E PEDIR PARA INSCREVER A ESCOLA.

OBS: No caso de escolas privadas, a conclusão da inscrição depende da geração do boleto correspondente, com o respectivo pagamento.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O amor silencioso: quando os gestos falam mais que as palavras

Imagine um mundo onde o som não existe. Onde as vozes foram caladas por algum capricho divino e...

Conexão com a natureza nas montanhas Catarinenses

Imagina se hospedar num confortável chalé, a 550 metros de altitude e com vista para vales e montanhas.Esse...

Museu Nacional da República recebe “AÇO”, exposição de Luca Benites que transforma matéria em metáfora da condição humana

 Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra inédita ocupa a nave principal do museu com instalação monumental e...

Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar e lazer

Uma serenata, ao contrário, anima as noites de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. É a...