23.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 8, 2024

Oportunidades do setor de aviação para o turismo

Date:

Share post:

Oportunidades do setor de aviação para o turismo

Setur-DF promove encontro com representantes da Gol Argentina e da Secretaria de Economia

A Secretaria de Turismo (Setur-DF) deu início nesta sexta-feira (13) a uma discussão sobre oportunidades para o setor de aviação com o objetivo de impulsionar a economia e o turismo do Distrito Federal. A iniciativa envolve a Secretaria de Economia (SEE) e Gol Argentina e teve como pontapé inicial uma reunião, realizada nesta sexta-feira (13), na sede da Setur-DF.

Na ocasião, os empresários apresentaram a realidade da Gol durante o enfrentamento da pandemia e as propostas a serem realizadas, tendo Brasília como principal ponto de apoio. A reunião foi conduzida pela titular da Setur-DF, Vanessa Mendonça, e incluiu o colega André Clemente (Economia), o vice-presidente da Gol Argentina, Ciro Camargo, e o assessor da Presidência da Gol Argentina, o comandante Alberto Farjeman.

“O tempo é de união, ação e providência. Esse diálogo hoje é muito importante para pensarmos em parcerias reais entre a Setur-DF e a empresa aérea”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

“Não podemos passar o tempo todo pensando em pandemia, precisamos olhar adiante. O cenário está bastante complicado, mas precisamos enxergar novas oportunidades. Queremos avançar muito nessa retomada e Brasília é um ponto principal da nossa rede de desenvolvimento, por tudo o que ela representa. É a capital do país, símbolo da arquitetura, do turismo, tem história e uma posição geográfica estratégica e privilegiada no centro do país”, destacou o comandante Farjeman.

São todos esses atrativos do DF que têm contribuído para o avanço do setor turístico durante a retomada econômica, destaca a Setur-DF. Nesse sentido, de acordo com Ciro Camargo, se as viagens internacionais estão em segundo plano, a boa notícia é que o brasileiro está descobrindo o seu país.

Secretária Vanessa Mendonça reforça a importância de uma parceria estratégica entre a pasta e a Gol para novas possibilidades de avanço | Foto: Setur-DF

“Os destinos nacionais saindo de Brasília ganharam impulso e estão aumentando nesta retomada. Para ter uma ideia, tínhamos 36 destinos em 2019 saindo de Brasília. Começamos 2020 com os 36 destinos, mas com a pandemia caímos para nove. No entanto, a partir de agosto já conseguimos alcançar 39. E, se conseguirmos estabelecer esse ritmo, acreditamos que chegaremos a 75 voos diários novamente, em breve. A Gol quer ser a empresa doméstica número 1 do Brasil e Brasília é fundamental para alcançarmos essa estratégia”, afirmou Camargo.

A secretária Vanessa Mendonça comemorou a notícia e reforçou a importância de uma parceria estratégica entre a pasta e a Gol para o estabelecimento de novas possibilidades de avanço. “O tempo é de união, ação e providência. Esse diálogo hoje é muito importante para pensarmos em parcerias reais entre a Setur-DF e a empresa aérea. Divulgar nossa capital nos canais de comunicação da Gol, ampliar novas rotas, desenvolver tours turísticos personalizados para nossos visitantes ou ampliar o transporte de nossos produtos, como o artesanato, para outras cidades e até países são sugestões de fortalecimento do turismo que podem ser articulados com a empresa em curto prazo”, sugeriu Vanessa.

Por sua vez, o secretário de Economia do DF ouviu as propostas e elogiou as iniciativas. “É um sistema complexo e precisamos continuar avançando. A aviação é muito importante para o desenvolvimento do país e a sistemática de benefícios estão interligadas. Além do forte impacto no âmbito turístico, a aviação está contribuindo com a economia local também com o transporte de cargas, estimulando os negócios por meio do e-commerce”, ressaltou André Clemente, que se colocou à disposição no apoio a novas ações.

“O Governo [do Distrito Federal] está atuando em todas as direções para conter os danos causados pela pandemia. Já mudamos muito a realidade local, com medidas e ações, e estamos empenhados também com estratégias para as empresas de aviação, inclusive para contribuir na retomada da economia entre as cidades. Vamos fazer o que for preciso para avançarmos de forma segura. O setor é muito importante para a retomada e, quanto mais voos temos, melhor também é o cenário de investimento”, concluiu o secretário de Economia.

* Com informações da Secretaria de Turismo

AGÊNCIA BRASÍLIA 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...