O presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire, anunciou que a área de turismo da entidade vai ganhar um processo de expansão. A novidade foi comunicada aos membros do Lide Brasília, grupo comandado pelo empresário Paulo Octávio, no almoço-debate promovido nesta quinta-feira (8), na residência do vice-presidente do Nelson Wilians Group, Fernando Cavalcanti. O evento também foi prestigiado pelo governador Ibaneis Rocha, por secretários de estado e parlamentares.
O objetivo da Fecomércio-DF é trazer mais turistas para a capital. “Em breve, o SESC irá anunciar detalhes sobre esse projeto. Nós pretendemos trazer para Brasília, para que conheçam a capital de todos os brasileiros, alunos dos outros Sescs do Brasil”, afirmou. “Hoje, somos considerados o único agente de turismo social da capital e do Brasil. No DF, oferecemos cerca de 200 atividades e, em breve, iremos ampliar nosso portfólio de produtos e serviços, tanto para o público interno quanto para o externo”, completou.
Para Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília, o encontro reforçou a proximidade entre o setor produtivo e o governo. “Essa sinergia tem sido constante aqui no Lide, quando levamos ao governo as preocupações do setor produtivo e da sociedade civil organizada. Hoje, o José Aparecido veio apresentar propostas para o futuro da cidade e o que a Fecomércio-DF e o Sistema S têm feito para ajudar a desenvolver Brasília”, ressaltou.
“Hoje, mais de 300 mil trabalhadores são vinculados ao comércio. Se somarmos a prestação de serviço, vamos chegar quase 600 mil pessoas envolvidas nesse segmento econômico. Por isso a Fecomércio tem uma importância muito grande no desenvolvimento da capital. E o José Aparecido da Costa Freire tem sua atenção pautada na defesa dos interesses das categorias do comércio e no desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões”, afirmou.
Anfitrião do almoço-debate, o vice-presidente do Nelson Willians Group, Fernando Cavalcanti, destacou a alegria de receber o setor produtivo e os líderes políticos. “Eu sempre digo que a gente está junto aqui, sempre. Para nós, é uma grande alegria poder receber cada um de vocês e debater temas que tão importantes aos empresários e à sociedade brasiliense como um todo”, discursou, cumprimentando o governador Ibaneis Rocha e agradecendo a Paulo Octávio por trazer debates tão importantes.
Ibaneis Rocha também destacou o alto nível do debate. “Para mim é uma alegria muito grande comparecer mais uma vez a um evento do Lide Brasília. O Paulo sabe do carinho que eu tenho. As diversas vezes que já nos encontramos. Estou muito feliz de estar aqui, pois o José Aparecido é um grande parceiro nosso”, destacou.
O governador lembrou o investimento que a Confederação Nacional do Comércio (CNC) está fazendo no Distrito Federal. “São R$ 1,2 bilhão em obras que vão nos ajudar. Isso gera emprego, renda, desenvolvimento e qualificação profissional em uma área na qual estamos trabalhando muito, que é a questão do turismo na nossa cidade. E as parcerias têm sido efetivas em todos os momentos”, completou.
*NÚMEROS ELOQUENTES*
José Aparecido da Costa Freire detalhou o trabalho que vem realizando há cerca de três anos na Fecomércio-DF. “Temos muitas coisas boas para apresentar. A primeira é que criamos a premiação para os 100 maiores contribuintes do Sistema S do Distrito Federal. Criamos, também, o prêmio para o melhor comerciário de cada setor, dos 27 sindicatos que nós representamos”, destacou.
“Estamos unindo todo o setor produtivo. Quando unidos, ficamos mais fortes. Não canso de ressaltar nossa diretoria, os presidentes de sindicatos e conselheiros do Sesc e Senac, que são extremamente importantes, nos apoiam e fazem com que possamos realizar nossos planejamentos, a médio e a longo prazo”, completou.
José Aparecido também lembrou a proximidade com a CNC. “Nos reaproximamos do presidente José Roberto Tadros e dos conselhos nacionais do Sesc e Senac. Há, hoje, uma sinergia muito grande com a CNC, com o GDF, com a CLDF, com o Congresso, ministérios, federações, sindicatos e embaixadas”, disse.
O dirigente elogiou o cenário favorável para o crescimento e expansão que o DF vive atualmente. “As empresas contam com mais segurança jurídica e infraestrutura, que se expande de forma orgânica e sustentável. E os indicadores da economia, do comércio de bens, serviços e turismo do Distrito Federal são muito bons”, lembrou.
“O índice de desemprego no DF vem caindo com a ajuda do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Nós temos 1,4 milhão de pessoas ocupadas, sendo 993 mil delas no segmento. Ou seja, 68% da mão de obra ocupada. Em 2021, o PIB do Distrito Federal totalizou R$ 286,9 bilhões, sendo que quase a metade dessa riqueza veio do setor de comércio de bens, serviços e turismo”, ressaltou.
*OBRAS E AÇÕES SOCIAIS ANUNCIADAS*
José Aparecido anunciou ainda a realização de quatro obras: um hotel no Setor Hoteleiro Norte; um hospital nas 613 Sul; um centro de distribuição e um almoxarifado, no SIA, a serem entregues no segundo semestre de 2026; e um restaurante do Senac, próximo à Torre de TV, que será inaugurado até março de 2025.
Ele também revelou que a Fecomércio-DF atendeu gratuitamente mais de 100 mil pessoas, integrando administrações regionais, Neoenergia, Defensoria Pública, Caesb, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Polícia Civil. Em relação ao Sesc, destacou o trabalho para reformar as sedes. “Em setembro, inauguraremos a primeira unidade do Sesc na parte norte da cidade, no edifício-sede da Fecomércio, do Sesc e do Senac”, completou.
Na educação, o Sistema S obteve crescimento de 40% no número de matriculados em cursos profissionalizantes, entre 2020 e 2023. “Tivemos um recorde de matrícula na nossa faculdade do Senac, com 2,6 mil alunos. Este ano, vamos ter mais de 8,4 milhões de horas/aula. E teremos cerca de 36 mil alunos da aprendizagem sendo capacitados para o mercado de trabalho”, destacou.
Sobre a cultura, José Aparecido citou vários projetos e ações, com artistas nacionais e locais. Por fim, anunciou uma novidade. “Nós conseguimos fechar, depois de três anos tentando, que nós teremos em Brazlândia, dia 21 de setembro, um show de Bruno e Marrone, levando arte para aquela população, que é sertaneja”, finalizou.