19.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 8, 2024

Professores presenteiam Brasília com curso gratuito sobre a arquitetura inovadora da capital

Date:

Share post:

Professores presenteiam Brasília com curso gratuito sobre a arquitetura inovadora da capital

Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, Brasília é muito mais do que o que aparece em livros e internet, avalia arquiteta

Brasília é merecedora de inúmeras homenagens. Como o seu aniversário de 60 anos se aproxima, é impossível não reforçar a importância da arquitetura da cidade que rompeu com padrões e introduziu o modernismo arquitetônico no Brasil. Para explorar mais estes detalhes e evidenciar a beleza genial da capital, professores do curso de Arquitetura do Centro Universitário IESB planejaram o curso livre Arte e Arquitetura em Brasília. O objetivo é dar mais detalhes de como foi pensada e construída Brasília. O curso é gratuito e será distribuído completamente a distância.

Desde 1987, a capital federal é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, braço da Organização das Nações Unidades (ONU) para a Educação, Ciência e a Cultura. De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura do IESB, Larissa Cayres, Brasília é ainda muito mais do que isso. “No mundo inteiro ela é representada por alguns elementos específicos, mas nós sabemos que tem muito mais riqueza para além do tombamento histórico”, explica.

De acordo com Larissa, o curso é como um “presente” para a cidade, uma forma de divulgar e reforçar as peculiaridades e detalhes da capital federal na arquitetura e urbanismo. “A gente percebeu que seria um excelente presente para a cidade disponibilizar esse curso gratuito que pode mostrar mais do que alguns livros e a internet costumam mostrar”, afirma.

A arquiteta aponta como uma das particularidades de Brasília, o planejamento “permeável”, ou seja, que convida o morador a passear pela cidade. “É uma característica própria do movimento modernista na capital. A cidade nos convida para passear pelas entrequadras. É um conceito de cidade para passear, para olhar e aproveitar”, explica.

Além disso, Larissa aponta o rompimento dos traços clássicos do urbanismo. O próprio eixão é um bom exemplo, uma longa via que se estende ao longo do plano piloto com uma área arborizada ao seu redor. “Isso traz muito orgulho e turistas de todo canto. Leigos, designers, arquitetos. Tudo”, comemora a professora.

Conteúdo

O material será disponibilizado completamente online, com fácil acesso, para todo e qualquer público. Por meio de um site será possível acessar seis aulas sobre arte e arquitetura que contam com vídeos, imagens e textos que explicam todas as curiosidades e criação da cidade. O material contém 30 horas aula.

Na aula 1, será dado um panorama geral da História e da Arte no Brasil. Em seguida, será tratado a epopeia que definiu a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. Na terceira aula, o assunto será o Lúcio Costa, responsável pelo projeto que deu vida à cidade. Nos próximos três capítulos, irá se estudar a fundo os grandes nomes de Oscar Niemeyer, Burle Marx e Athos Bulcão. O matéria também tem glossário e versão para impressão.

Confira os autores do conteúdo e seus respectivos currículos:

Guilherme Goretti Gonzada

Andréia Gonçalves Moreira Bernardes

Glauco Estéfano

Igor Mendes Monteiro 

Roberta Maria Costa e Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...