30.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Projeto Paladar Internacional será lançado nesta sexta para difundir a cultura caribenha e latino-americana por meio da gastronomia

Date:

Share post:

A Fecomércio-DF, o Senac-DF e a Secretaria de Relações Internacionais do DF, o Sindicato de hotéis, bares e restaurantes do DF e 16 embaixadas lançarão, na sexta-feira (08), o projeto Paladar Internacional. O evento será realizado às 16h no Senac da 903 Sul. A iniciativa, que também é apoiada pelo Shopping Pátio Brasil, busca difundir a cultura dos países caribenhos e latino-americanos por meio da gastronomia e permitir um intercâmbio entre o setor produtivo e as representações dos países, fomentando cursos de capacitação de profissionais da cozinha.

As embaixadas participantes são: Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Haiti, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Domicana, Suriname e Trindad y Tobago.

Lançamento

No lançamento, será realizada uma aula-show com a chef Idalmis, da Embaixada Cubana. Serão preparados dois pratos, um salgado e um doce.

As atividades contam com 16 aulas-shows no Senac do Pátio Brasil durante o mês de março de 2024, quando cada embaixada elegerá um chef para fazer a apresentação de um prato típico do país.

O Senac-DF também incluiu em seu portfólio, a partir de 2024, os cursos de Cozinha Caribenha, de 40h, e Cozinha Latino-Americana, de 60h.

Haverá ainda a etapa final que contará com um concurso de gastronomia entre os alunos dos cursos  e farão parte dos jurados os chefs das embaixadas participantes. A data será definida em breve.

O presidente do Sistema Fecomércio, DF, José Aparecido Freire, afirma que há no Senac-DF 1,6 mil alunos de gastronomia matriculados, em sua maioria (66%) pelo programa de gratuidade. “Muitos dos nossos alunos não teriam a oportunidade de conhecer uma embaixada de perto ou aprender com um chef internacional. Logo, essa parceria vem para permitir o acesso deles a esse campo de formação que promete abrir as portas no mercado de trabalho, ampliando seus horizontes e se tornando um grande diferencial em seus currículos.

O Secretário de Relações Internacionais, Pacco Britto, explica que o projeto integra o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Serinter, assinado por meio do acordo de cooperação com a Fecomércio-DF. “Nosso objetivo é promover a integração das embaixadas com nossa Capital”.

Para o embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo, a gastronomia revela aspectos como miscigenação e evolução cultural de diferentes povos e regiões. “Por meio do Paladar Internacional, poderemos mostrar ao povo brasileiro a diversidade culinária que temos”, disse.

Paladar Internacional

Lançamento: Dia 08/12, às 16h

Centro de Educação Profissional Antônio Matias – Senac 903 Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Cirurgia do Faustão: hipertensão e diabetes são as principais causas de transplantes de rim, afirma urologista

Médico explica que, embora a motivação para a cirurgia do ex-apresentador não tenha sido divulgada, é importante que...

Salto Corumbá terá primeiro condomínio eco integrado em meio à Serra dos Pirineus 

Empreendimento contará com diversos ambientes de entretenimento, área de esporte e moderna infraestrutura de segurança em meio a...

Mutirão da Saúde Rara: Juntos pela Conscientização e Apoio às Doenças Raras

Mutirão da Saúde Rara: Juntos pela Conscientização e Apoio às Doenças Raras Evento gratuito na estação central do Metrô...

4ª temporada Estação da Música seleciona talentos da música erudita do DF para espetáculos

Com inscrições abertas até o dia 29 de fevereiro, ação recruta solistas, duos, trios e quartetos para temporada...