26.4 C
Brasília
segunda-feira, junho 22, 2026

Que tal escrever sobre a covid e concorrer a prêmios?

Date:

Share post:

Que tal escrever sobre a covid e concorrer a prêmios?

Estudantes de escolas públicas e privadas podem participar de concurso internacional e disputar até R$ 10,5 mil

“Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da covid-19”. Este é o tema do Concurso Internacional de Redação de Cartas, que recebe inscrições até o próximo dia 26. Na edição comemorativa de 50 anos, o evento incentiva o despertar de assuntos atuais e procura aguçar o senso crítico de estudantes de escolas públicas e particulares do Brasil. A Secretaria de Educação do Distrito Federal é parceira dos Correios na realização do certame.

Neste ano, a proposta é que os jovens expressem a mistura de emoções causadas pela pandemia por meio do ato de escrever. Ao transformar a criatividade em uma forma de autoconhecimento, os estudantes podem aprimorar conhecimentos linguísticos. As cartas devem ser argumentativas, recentes e inéditas.

R$ 2.300é o valor da premiação para o aluno, na fase estadual. Já a escola recebe R$ 2.500

Inscrições

As inscrições só podem ser feitas pelas escolas. Cada uma deve fazer uma seleção e cadastrar, no máximo, dois estudantes, com idade até 15 anos. O melhor trabalho de cada unidade da Federação avança à fase nacional, quando é escolhida apenas uma carta para representar o Brasil.

Todas as informações do regulamento para instituições, estudantes e familiares podem ser encontradas no site dos Correios. O material deve ser enviado pelos Correios, por meio de carta registrada ou Sedex, sendo as escolas responsáveis pelo valor de postagem.

Prêmios

O primeiro colocado na fase estadual recebe R$ 2.300 e a escola, R$ 2.500. Na etapa nacional, a premiação é de R$ 10 mil para o estudante e de R$ 10,5 mil para a escola. Para a etapa internacional, a premiação ainda não foi definida. O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. No Brasil, a realização é dos Correios e acontece em três etapas: escolar, estadual e nacional.

Os Correios também são os responsáveis pelas comissões julgadoras. O resultado no país será divulgado em 30 de abril.

*Com informações da Secretaria de Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O BRB está tecnicamente quebrado e ainda paga R$ 42,6 milhões ao Flamengo”, diz deputado Ricardo Vale

  Em entrevista, parlamentar do PT-DF cobra transparência sobre patrocínio renovado pelo banco público em meio ao rombo bilionário...

Festa Junina da Padroeira une tradição, shows, telão para jogo do Brasil e ambiente familiar no Park Way

  Com shows de Pedro Paulo & Matheus, Squema Seis e Willian Dias, transmissão do jogo entre Brasil e...

Dia dos Namorados: Livraria Leitura reúne opções de presentes para surpreender diferentes estilos

  De livros emocionantes a jogos e itens de papelaria, rede oferece sugestões criativas para quem deseja celebrar a...

No mês dos namorados, psiquiatra lança livro que questiona o amor romântico, analisando as relações na era digital à luz da na neurociência

Obra da Dra. Daniele Oliveira propõe uma reflexão sobre paixão, idealização e os impactos dos relacionamentos na saúde...