16.5 C
Brasília
sábado, setembro 6, 2025

Quitar financiamento é uma boa opção?

Date:

Share post:

Saiba quais são os benefícios de se livrar dessa dívida

O sonho de quem compra um imóvel através do financiamento é se livrar dessa dívida e quitar o quanto antes. Com essa atitude é possível ter alguns benefícios muito interessantes, incluindo a redução do tempo total necessário para quitar a conta, é claro. O pagamento de parte ou todas as parcelas futuras de uma dívida, pode ser feito a qualquer hora, o direito está previsto no artigo 52 do Código do Consumidor.

Thiago Lodi Bechelany, Gerente Comercial de Vendas da QUARTZO, explica que quitar o financiamento levanta questões para muitas pessoas, especialmente porque é uma questão financeira pessoal  e pode colocar algum dinheiro em risco. “A utilização de um dinheiro aplicado para realizar o pré-pagamento do financiamento imobiliário pode ser uma alternativa para os compradores reduzirem despesas. No entanto, antes de tomar essa decisão, você precisa realizar alguns cálculos matemáticos. O ponto de partida é analisar os indicadores de reajuste dos contratos de financiamento imobiliário, o estoque de investimentos e o saldo devedor”, afirma.

Possuindo essas informações, é importante comparar o percentual de retorno financeiro anual do montante aplicado, com o percentual de juros cobrado na dívida imobiliária no mesmo período. “Se, no ano, o índice de correção do investimento for inferior à taxa de juros do financiamento, antecipar o pagamento do saldo do empréstimo do imóvel é uma boa opção”, complementa o Gerente Comercial.
Dessa forma, o que deve ser colocado na balança em relação à liquidação de contrato de financiamento, é o rendimento que se ganharia caso fosse usar o valor numa aplicação ou realizar algum outro tipo de investimento, como por exemplo, abrir uma empresa. E ainda, realizar essa comparação após ter a certeza de possuir uma reserva emergencial, que possa cobrir os gastos mensais por alguns meses.

Benefícios de quitar o imóvel antes do prazo 

Economia de juros;Redução do custo total;Liberdade financeira;Maior patrimônio líquido;Maior segurança financeira;Flexibilidade financeira;Possibilidade de venda facilitada.

Fonte: 
Thiago Lodi Bechelany é um experiente Gerente Comercial de Vendas com uma sólida formação acadêmica que inclui um diploma de Administrador de Empresas pela Universidade Una e um MBA em Gestão de Negócios pela renomada Fundação Dom Cabral.

Foto: Reprodução | Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O inescapável espelho da presença: o encontro com o Eu em todo lugar

"Aonde quer que você vá, lá está você." Essa frase curta carrega um fardo silencioso e uma verdade incômoda:...

O desvio sutil: como o conforto sabota o destino

Há uma força sutil, quase imperceptível, que opera sorrateiramente contra o nosso propósito mais alto. Ela não se...

Show da Banda Sunflower agita Happy Hour no Fogo de Chão em Brasília

Deck recém reformado com vista para o Lago Paranoá será palco de música e churrasco A noite de 10...

O selo e o destino: a virtude da perseverança inabalável

No mundo disperso em que vivemos, onde estímulos saltam como labaredas de fogos de artifício e convites à...