A ideia de preservação de uma tradição familiar se fortaleceu com a criação do Projeto Preservar, que a família Tokarski mantém em parceria com escolas do Distrito Federal. Sócios proprietários da Farmacotécnica, a família de farmacêuticos abre sua chácara familiar dedicada ao cultivo de ervas medicinais há 22 anos para acolher estudantes da educação infantil ao ensino médio e perpetuar os conhecimentos tradicionais em Brasília.
Foi nesse espaço que nasceu a fórmula de emulsão camomila que é um dos principais produtos da empresa, inicialmente criada para uso no cabelo das irmãs Tokarski, e que hoje simboliza a união entre saberes populares e inovação científica. Entre outros produtos, a emulsão para o cabelo Camomila Blonde; o óleo multifuncional para o rosto, Flor de Camomile; e o chá Camomila Flor, são algumas das criações da família a partir da flor de camomila, uma das principais plantações na chácara.
Embora seja uma planta típica de climas mais frios, a camomila se adaptou bem ao Cerrado e ao clima do Distrito Federal. Embora não se saiba detalhes sobre o plantio, essa adaptabilidade permite que a chácara mantenha o cultivo saudável da planta, garantindo flores de qualidade para os produtos da Farmacotécnica. “Esse é o nosso segredo”, diz a farmacêutica Rogy Tokarski, a diretora da empresa que recebeu a missão de liderar a empresa.
Irmã mais nova da também farmacêutica Romy Tokarski, Rogy é uma das principais defensoras da continuidade do projeto, para que a família possa contribuir para a imersão de crianças e adolescentes para o desenvolvimento social e sustentável promovendo imersão à produção de ervas medicinais na chácara criada pelos pais delas, Rogério Tokarski e Romelita Milagres Tokarski, onde ela morou até os cinco anos de idade.
“É muito importante para nós plantar sementes para a educação infantil. Com isso, queremos mostrar a importância dos conhecimentos tradicionais por meio da plantação de ervas medicinais, mas também incentivar aos saberes, com o estudo dessas plantas, para que esse conhecimento seja passado para outras gerações”, afirma a diretora da Farmacotécnica.
Assim, a empresa realiza, entre os dias 1º e 12 de setembro de 2025, a 22ª edição do Projeto Preservar, iniciativa que reforça os laços entre as gerações do Cerrado ao promover os saberes ancestrais ligados às plantas medicinais. Com atividades pedagógicas, o projeto coloca os estudantes como protagonistas do aprendizado, incentivando o contato direto com práticas ambientais e com saberes populares que a rotina escolar muitas vezes não contempla, a exemplo de um dia de campo.
Nesse período, os alunos da Escola Classe Ipê atuam como monitores, conduzindo visitantes em trilhas educativas e compartilhando histórias e práticas tradicionais sobre o uso das ervas. Numa etapa anterior, alunos da escola provenientes de famílias de agricultores rurais passaram por vivências em plantio de ervas medicinais e laboratório de emulsão de plantas para conhecer as etapas de produção de chás.
A abertura será no dia 27 de agosto, na Chácara da Farmacotécnica, no Núcleo Rural Vargem Bonita (DF), espaço mantido pela família e reconhecido pelo cultivo e manejo de mais de 50 espécies de ervas medicinais. A proposta reúne crianças, professores, especialistas e comunidade em uma experiência multigeracional, que conecta tradição, ciência e sustentabilidade.
Rogério Tokarski, que fundou a Farmacotécnica com a esposa e outros dois sócios, Leandra Sá de Lima e Francisco Valdeberto de Oliveira, defende que o projeto simboliza um compromisso de legado familiar: “O Projeto Preservar já recebeu mais de 15 mil visitantes e foi reconhecido com o Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos pela ABRH-DF. Essa trajetória nos enche de orgulho, pois mostra como é possível unir tecnologia, práticas tradicionais e o engajamento das novas gerações em prol de um objetivo maior: preservar conhecimentos ancestrais e reforçar a importância de olhar para o passado como forma de construir um futuro mais consciente”, destaca.
Como participar
As inscrições para a visitação da Chácara Vargem Bonita pelo Projeto Preservar já estão abertas e são gratuitas para escolas, faculdades, instituições e público em geral. As vagas são limitadas e a organização recomenda inscrição antecipada. A expectativa é receber cerca de cem visitas por dia em 2025. A empresa oferece um ônibus à escola para o transporte dos alunos, ida e volta, com alimentação no local.
A programação inclui:
Oficinas de manipulação de ervas;
Visitação à produção de cultivos para cosméticos e fitoterápicos;
Aulas práticas de compostagem;
Atividades educativas em escolas parceiras.
Serviço
📍 Local: Chácara da Farmacotécnica, nº 21, Núcleo Rural Vargem Bonita (DF)
👩🏫 Visitas: 01 a 12/09/2025
🔗 Inscrições gratuitas: Clique aqui para se inscrever – vagas limitadas!