20.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 19, 2024

Saiba como revisar conteúdos em tempos de pandemia

Date:

Share post:

Saiba como revisar conteúdos em tempos de pandemia
Professor dá dicas para não perder o ritmo no período
Em tempos de distanciamento social, os concursandos de todo o país se vêem em momentos de dúvidas e incertezas. Com os certames suspensos e sem previsão de retorno, muitos ficam com receio de “perder” o conteúdo já estudado.

Diante do cenário, como evitar que todo o material caia no esquecimento? Para o professor do IMP Concursos, Thiago Medeiros, as revisões de conteúdo são essenciais para quem se prepara para uma prova de concurso público. Além disso, é importante que o concursando tenha em mente que, tão logo a situação da pandemia se normalizar, os editais e as provas devem retomar com sua frequência habitual.

Para Thiago o mais importante é manter o foco nos estudos, revisar com qualidade as matérias acumuladas e aproveitar o momento para se dedicar a uma matéria que tenha maior dificuldade.

“A aprendizagem é um processo complexo e a revisão é uma das suas importantes etapas. Existem diversas formas de se fazê-la, sua frequência depende diretamente do tempo de dedicação aos estudos e da data da prova para a qual o concursando se prepara”, explica.

Ainda segundo o professor, não existe uma forma ou frequência ‘certa’ de revisar um conteúdo. Afinal, cada aluno tem um método que melhor se aplica à sua realidade.

“Há diferentes formas: mapas mentais, resumos, mnemônicos, flashcards ou resolução de questões de concursos, o estudante que deve determinar a melhor opção”, aponta Medeiros.

Em relação à frequência ele indica intercalar revisões diárias, semanais e mensais. Confira outras dicas:

  • Monte um cronograma. A organização é a base de tudo. Coloque as coisas a fazer em uma lista libera a mente;
  • Crie uma rotina diária que se adapte com os afazeres domésticos e com a convivência familiar;
  • Defina um ambiente confortável de estudos e crie o próprio ritual de aprendizado;
  • Siga as três etapas necessárias para criar o próprio ritual de aprendizado:
1. Definir um horário para iniciar os estudos e cumprir este tempo;
2. Se manter consistente ao usar esse tempo “definido” sem procrastinar ou cair na distração. Fugir das redes sociais durante o tempo de estudo;
3. Aumentar os resultados obtidos de cada hora de estudo usando com técnicas que ajudam a lembrar e aplicar o que aprendeu (exercícios, leitura, etc).

Ferramentas de sucesso

Além das dicas do professor, para colaborar com os concursandos que estão em distanciamento social, o IMP Concursos oferece outras possibilidades de ferramentas de estudo, onde o aluno pode continuar se preparando sem prejudicar ou perder o ritmo de estudos, ainda que em casa. Confira algumas delas:

  • Foram disponibilizadas 50 mil bolsas integrais do Curso Essencial para Concursos com as principais disciplinas cobradas nos últimos certames em todo o Brasil. O curso de preparação inclui 121 horas de videoaulas com materiais de apoio e exercícios e está disponível no aplicativo IMP Online, para o aluno estudar onde e quando quiser. O conteúdo é gratuito e para ter acesso basta acessar o link: https://imponline.com.br/produto/curso-essencial-para-concursos-ficaemcasa/ 
  • No IMP Planner, uma plataforma inteligente de gestão de aprendizagem, o aluno consegue organizar seus estudos, tema a tema, com ciclos completos e com base no edital. Ele pratica o  conteúdo, resumo, revisão e exercícios, dividido em metas diárias. É possível adquirir esta ferramenta na preparação para o Senado Federal, PCDF, TCDF e outros concursos. Os valores variam de acordo com o curso escolhido e podem ser verificados no site da Instituição.
  • Já no Coaching 2.0 o aluno terá acesso à um programa totalmente personalizado e eficiente, que potencializa a sua preparação para o certame desejado. O concursando conta com acompanhamento exclusivo e personalizado de coaches especialistas em concurso público, que irão acompanhar o rendimento e performance no plano de estudo do aluno, direcionado de acordo com o concurso a ser realizado. Os valores podem ser consultados no site da Instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...