21.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 26, 2024

Saiba o que é e os benefícios da crioablação de arritmia

Date:

Share post:

Saiba o que é e os benefícios da crioablação de arritmia
Técnica utiliza sistema de congelamento contra lesões e, no DF, ICTCor foi o pioneiro na utilização

Você já ouviu falar em crioablação de arritmia? Se a resposta foi não, calma que, neste texto, será explicado o que é e em que situação é utilizada a técnica da medicina. Contudo, antes é preciso falar também sobre fibrilação atrial, uma arritmia bastante comum na população que provoca batimentos cardíacos mais rápidos e irregulares.

Atualmente, estima-se que entre 1% e 2% da população geral sofre com esta alteração de ritmo cardíaco.Ela ocorre quando as câmaras superiores do coração (átrios) não se contraem em um ritmo sincronizado e fibrilam. Além da sensação de batidas descompassadas, a alteração provoca fraqueza e cansaço, já que o sangue não é bombeado de maneira eficiente e aumenta a chance de acidente vascular cerebral devido a formação de coágulos dentro da câmara cardíaca.
Segundo a cardiologia eletrofisiologista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Carla Septimio Margalho, a fibrilação atrial pode se apresentar em três formas: paroxística – que dura alguns minutos ou dias e normaliza naturalmente; persistente – quando não para espontaneamente necessitando de intervenção do médico e permanente – que se mantém em todos os momentos e que, consequentemente, não retorna ao ritmo normal mesmo sob intervenção médica.

“A patologia é condição mais frequente em idosos e pessoas com cardiopatias, mas também pode se apresentar em jovens e adultos. Ela pode acarretar complicações graves como AVC e insuficiência cardíaca quando não devidamente tratada”, explica a médica.

Mas então o que seria a crioablação? 

Até pouco tempo, o tratamento não medicamentoso mais indicado para fibrilação atrial era a ablação por radiofrequência, que cauteriza pelo calor. O procedimento é realizado por cateterismo e era de longa duração (cerca de 5 a 6 horas).

Já a crioablação de arritmia cardíaca é uma técnica mais moderna onde o tempo de duração é de 1h30 a 3h, dependendo de cada paciente, ou seja, da apresentação clínica e da anatomia. O método realizado é um procedimento que consiste em cauterizar as lesões por meio de um cateter resfriado a temperaturas baixíssimas (-70ºC). O Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor) foi pioneiro na utilização da técnica no DF e há mais de três anos conta com esse método entre os procedimentos realizados pela equipe.

“Na crioablação é utilizado nitrogênio em estado líquido que é libertado na ponta do cateter e que é responsável pelo rápido resfriamento do tecido. A técnica é realizada de forma semelhante à ablação por radiofrequência, no entanto, ao invés de eliminar o ponto da arritmia cardíaca por meio da radiofrequência ( calor) é utilizado um crioprobe ( frio), que consiste em um tipo de ponta com um balão de gás, que permite eliminar a fibrilação atrial utilizando gases para congelar o local. O grande  diferencial da crioablação é que ela oferece a possibilidade de avaliar o conjunto do problema podendo ser tomada uma melhor decisão no procedimento”, detalha Carla Septimio Margalho.

Além disso, a médica ressalta que o tratamento traz mais benefícios para o paciente como a comodidade, tem uma menor taxa de complicações e apresenta resultados a longo prazo mais consistentes quando comparados às técnicas tradicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

PROGRAMAÇÃO CINE CULTURA LIBERTY MALL 

Até 31 DE JULHO  SALA 1 14:00 O MAL NÃO EXISTE/ Japão/ 106 min (14 anos) ***estreia*** 16:10 DIVERTIMENTO/França/ 110 min...

Associação Artística Mapati e Instituto InveRso oferecem oficinas artísticas gratuitas

Com início em agosto, projeto tem foco em pessoas com transtornos mentais. As inscrições já estão abertas. A Associação...

Projeto “Cirandeira Popular – Mulheres em Roda II” promove atividades de capacitação cultural para mulheres em São Sebastião

Oficinas de Arte e Reciclagem, Customização em Bordado, Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e...

Chico Simões realiza circulação de mamulengo nas regiões Sul e Sudeste

Do Nordeste para Taguatinga, de Taguatinga para o Brasil. Através de aula-espetáculo, o projeto Mamulengo Circuladô vai difundir...