22.5 C
Brasília
quarta-feira, abril 17, 2024

Secretário de Governo do DF detalha planos do segundo governo Ibaneis Rocha aos empresários do Lide Brasília

Date:

Share post:

Secretário de Governo do DF detalha planos do segundo governo Ibaneis Rocha aos empresários do Lide Brasília

O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, revelou aos membros do Lide Brasília, grupo que reúne os maiores empresários e as entidades classistas mais representativas da cidade, o resultado do trabalho da equipe de transição entre as duas gestões de Ibaneis Rocha. Entre os principais anúncios feitos nesta quinta-feira (15) estão a construção de um hospital para os servidores públicos locais e o início das reformas do Teatro Nacional, além da fusão entre as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Na abertura do encontro, realizado no Brasília Palace Hotel, o presidente do Lide Brasília, Paulo Octávio, fez um balanço das atividades do grupo, que fecha a primeira década de trabalhos com debates envolvendo autoridades como governadores, ministros e o vice-presidente da República. “Um dos últimos eventos que realizamos, este ano, foi a palestra do governador Ibaneis Rocha, sobre responsabilidade social. Entendo que os titulares do poder devem ter prioridade no contato com a classe empresarial, pois esse relacionamento é fundamental para a tomada de decisões que impactam na vida do cidadão”, disse.

Paulo Octávio também relembrou sua campanha ao GDF, nas últimas eleições. “Enfrentei vários desafios, entre eles o de competir com amigos, como o próprio governador Ibaneis. O processo eleitoral me levou ao contato com todas as comunidades do DF, o que me permitiu ver, de perto, as dificuldades do povo e os desafios que o governo tem para resolver os problemas estruturais”, destacando a campanha pautada pela ética que fez.

“Sempre tratei todos os candidatos com lisura e retidão e o DF está em boas mãos, pois reconheci, nas ruas, que o trabalho do governador foi bem executado, já que sempre esteve cercado de pessoas competentes, como nosso convidado. E é assim que a política deve ser: propositiva e com discussão de ideias, para que haja a melhoria dos serviços para a população”, afirmou, antes de passar a palavra ao secretário.

DETALHES MINUCIOSOS

Na palestra, o secretário José Humberto Pires de Araújo fez uma análise ponto a ponto do que foi realizado em temas como educação; mobilidade; segurança; infraestrutura e urbanização social; justiça; trabalho e renda; fazenda; planejamento e gestão, entre outros, e o que será feito nos próximos quatro anos. “O governador disse: ‘quero visitar tudo o que nós fizemos e quero preparar para os próximos quatro’”, explicou José Humberto.

“Foi feita uma avaliação do governo passado e, com a ajuda imprescindível do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese), nós preparamos um relatório. Conseguimos alcançar mais de 90% das metas do plano de governo passado. Felizmente, das 1.380, nós chegamos a 1.960 porque outras realizações que não estavam no plano de governo foram feitas. Certamente, aqui também vai acontecer a mesma coisa”, disse.

Nos planos futuros para a saúde, o destaque foi o anúncio, em primeira mão, da construção do hospital para servidores do GDF. “Além das novas unidades já previstas no plano de governo, como as do Guará e a do Recanto das Emas, vamos construir uma exclusiva para servidores”, afirmou.

No segmento cultural, José Humberto confirmou que o BRB será responsável pela reforma da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, uma das mais tradicionais de Brasília. Ele confirmou ainda que a assinatura da ordem de serviço para o início da reforma da Sala Martins Penna será no próximo dia 20. A atuação do banco no setor foi viabilizada após a criação do programa BRB Cultural, que prevê também o apoio ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e a modernização da Orquestra Sinfônica.

O secretário de Governo também revelou que o GDF vai distribuir 10 mil cheques de R$ 15 mil para famílias de baixa renda inscritas no Programa Habitacional que não foram contempladas. O objetivo é que, com o valor, possam dar entrada em uma moradia popular dentro do DF. A previsão orçamentária consta no programa de governo e no relatório do grupo de transição. Além disso, será criado um instituto para negociar legalmente grandes e pequenos lotes do território para fins mobiliários, visando o combate à grilagem e expansão dos condomínios irregulares.

DEBATES E MAIS MUDANÇAS

O evento teve a participação da senadora eleita Damares Alves (Republicanos), de deputados federais e distritais, de vários secretários do DF e de líderes setoriais. O primeiro a se manifestar foi o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Bittar, que revelou que o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu atender a um pleito do setor produtivo e unir as secretarias do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico. A pasta será comandada pelo atual secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Já o deputado distrital reeleito Chico Vigilante (PT) reivindicou melhorias no sistema de iluminação pública das cidades e a reforma da Rodoviária, além de questionar o desempenho de duas empresas de ônibus. Outro parlamentar a falar foi o deputado distrital eleito Joaquim Roriz Neto (PL), que elogiou o anúncio da abertura de mais cinco restaurantes comunitários, projeto criado pelo avô e ex-governador. Ele também pediu a ampliação do funcionamento para o café da manhã e jantar em todas as unidades e a abertura aos domingos das unidades.

Outro deputado distrital presente, Agaciel Maia (PL) revelou que assumirá a Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal (GDF) após o fim do atual mandato. “Recebi o convite e devo continuar a fazer esse trabalho de conversas e articulações com os poderes, incluindo os da área federal”, disse. A escolha foi feita pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e levou em conta a experiência do parlamentar nas articulações políticas.

SOBRE O LIDE

Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em nove países e quatro continentes. Atualmente tem 1.300 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 49% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...

Senado discute PEC que altera política de drogas no país

Proposta prevê tratamento diferenciado para usuários e traficantes, mas critério ainda é controverso A PEC das Drogas será votada...

Novo ajuste do salário mínimo para 2025

Governo propõe aumento de 6,37% , elevando para R$ 1.502, e define meta de déficit zero para o...

Brasília, 64 anos: cada vez mais lúcida

Na véspera da decisão da Copa do Mundo de 1970, na qual o Brasil foi campeão, a escritora...