20.5 C
Brasília
quarta-feira, junho 7, 2023

Sindicatos e Justiça do Trabalho chegam a acordo sobre aulas no DF

Date:

Share post:

Sindicatos e Justiça do Trabalho chegam a acordo sobre aulas no DF

Professores terão treinamento e deverão ter EPIs disponíveis nas aulas

Sindicatos que representam profissionais da área de educação do Distrito Federal chegaram a um acordo sobre a volta às aulas com o Ministério Público do Trabalho. Em uma iniciativa inédita do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, a videoconferência realizada na segunda-feira (24) – mediada pelo desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran – durou mais de 8 horas e definiu os critérios necessários para a retomada do aprendizado.

Segundo o acordo, alunos de educação infantil e do ensino fundamental 1 poderão retornar às classes no dia 21 de setembro. Para os professores, a data marcada é entre os dias 17 e 18 de setembro, já que deverão fazer treinamentos de adaptação para o retorno. Esse calendário também se aplica a creches particulares.

Alunos do ensino fundamental 2 serão recebidos nas escolas no dia 19 de outubro, com cursos de adaptação marcados para 14 a 16 do mesmo mês. Ensino médio e ensino profissionalizante serão retomados no dia 26 de outubro, com cursos de adaptação na semana anterior: nos dias 22 e 23.

Medidas de proteção

Entre as medidas acordadas, equipamentos de proteção individual (EPIs) deverão ser utilizados durante todo o período de permanência na escola, informa a decisão. Luvas, protetores faciais e jalecos serão indispensáveis para os professores e trabalhadores.

Para aqueles que trabalham com alimentação das crianças e adolescentes, gorros e aventais também são necessários. Todos os cuidados se estendem aos profissionais de limpeza, que deverão usar todo aparato de proteção durante a jornada.

Foi acordado, ainda, o limite máximo de 50% do contingente de alunos por sala de aula, com distanciamento físico de 1,5 metro. Todos os profissionais e alunos que forem diagnosticados como positivos para covid-19 deverão ter afastamento imediato.

Para validar o acordo, o Governo do Distrito Federal deve se manifestar favoravelmente, aceitando os termos negociados. O desembargador não definiu valor de multa para o descumprimento das cláusulas.

Escola particular durante volta às aulas presenciais após pandemia de coronavírus — Foto:Reprodução

Fonte: Agência Brasil – Brasília

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Tive uma importante reunião no Palácio do Planalto na noite de ontem (06).

Estive acompanhado da deputada Erika, da deputada Gleici Hoffman, que preside o Partido dos Trabalhadores, da senadora Leila...

Rainha da Holanda conhece em Brasília programa de educação financeira

BC estimula inclusão bancária entre alunos do ensino fundamentalA rainha da Holanda, Máxima Zorreguieta Cerruti, encontrou-se, nesta quarta-feira...

Aumenta pressão do DF para retirar fundo constitucional do arcabouço fiscal

Por Paulo SantosO governador Ibaneis Rocha, mais seis ex-governadores e a bancada de deputados federais e de senadores...

CHINGYKLEAN lança SAMBAYEAH 

De malas prontas para o Brasil, cantor e compositor nigeriano acaba de lançar primeiro disco nas plataformas digitaisO...