19.5 C
Brasília
terça-feira, abril 23, 2024

Tapioca: a boa pedida para uma vida saudável

Date:

Share post:

Nutricionista, Renata Guirau, dá dicas de consumo dessa versátil fonte de carboidrato isento de glúten

A tapioca se tornou a queridinha de quem busca uma vida saudável com alimentação balanceada. Fonte de carboidrato, o alimento é isento de glúten naturalmente e se torna uma boa opção para quem precisa evitar essa proteína. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que o prato é uma opção de carboidrato menos processado que os pães industrializados, por exemplo, por isso, é mais saudável. “Ela fornece energia, sendo interessante para incluir no café da manhã e para pessoas que praticam atividade física e precisam de opções de fácil digestão para serem consumidas antes do treino”, ressalta.

Além de prática para ser preparada no dia a dia, a tapioca combinada com diversos recheios, doces e salgados, permite várias possibilidades de composição de refeições. Versátil, pode ser acompanhada de geleia de frutas, manteiga, coco ralado, patês, queijos boursins, pasta de amendoim e de castanhas, frutas picadas, ovo mexido, frango ou carne bovina desfiados, além de carne seca. No entanto, Renata dá a dica: o ideal é priorizar seu consumo nos lanches ou café da manhã e evitar como substituição do almoço ou jantar.

Caso a opção seja para o jantar, a nutricionista indica um recheio proteico (ovo ou frango/carne desfiados) com uma boa quantidade de vegetais (cenoura e beterraba raladas, pepino fatiado, alface, tomate, rúcula, entre outros).

A farinha também pode ser usada como ingrediente para preparação de muffins e panquecas caseiras, ótimas opções para café da manhã e lanchinhos, inclusive para as crianças levarem para a escola.

Apesar das características saudáveis do alimento, a especialista faz um alerta. “Quem precisa seguir estratégias nutricionais com baixa quantidade de carboidrato, é importante ficar atento ao consumo da tapioca. A porção deve ser bem orientada por um nutricionista para que não ocorram excessos prejudiciais. Em casos de intestino preso, também é importante não exceder a quantidade recomendada, pois a farinha pode dificultar esse quadro”.

Renata ensina quatro receitas que levam farinha de tapioca no preparo:

Creme gelado de tapioca


400g de tapioca seca
1 litro de leite desnatado
½ xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de coco ralado

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes. Mexa bem até formar uma pasta densa. Acomode em forminhas de cupcake e leve para gelar por pelo menos 6 horas antes de consumir.

Dadinho de tapioca assado
500g de tapioca seca
500g de queijo coalho ralado
1 litro de leite desnatado
Sal a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o leite e, quando estiver começando a ferver, adicione o queijo coalho. Mexa bem e, em seguida, adicione a tapioca e o sal. Quando formar um creme uniforme, despeje a mistura em uma forma forrada com papel manteiga e leve à geladeira por 6 horas. Retire da geladeira e corte em cubinhos. Coloque os cubinhos em uma assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido a 220º até que fiquem levemente dourados. Sirva acompanhado de geleia ou melado de cana.

Frozen com tapioca
1 xícara de chá de leite de coco
1 xícara de chá de frutas vermelhas congeladas
2 colheres de sopa de goma de tapioca
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coloque em uma panela e, em fogo baixo, deixe cozinhar por cerca de 2 minutos após iniciar a fervura. Desligue o fogo, coloque a mistura em potinhos individuais e leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir.

Pãozinho de tapioca
300ml de leite desnatado
½ xícara de chá de tapioca
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
½ xícara de chá de polvilho doce
1 ovo
Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture o leite com a tapioca. Em seguida, adicione o ovo, o sal, o queijo ralado e o polvilho. Misture bem todos os ingredientes para formar uma massa firme. Faça bolinhas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Cápsulas, pó ou gomas? Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Curta-metragem vai mostrar como ditadura afetou crianças no Brasil

Em fase de busca de recursos, projeto já tirou o sono do idealizador Quando estava fazendo pesquisas para o...

Brasil ultrapassa os 3 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em casas e outros imóveis

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste Além do carregador de bateria para carros...

Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal

Acampamento Terra Livre deste ano deve ser o maior da história Começa nesta segunda-feira (22), em Brasília, o Acampamento...