19.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Tapioca: a boa pedida para uma vida saudável

Date:

Share post:

Nutricionista, Renata Guirau, dá dicas de consumo dessa versátil fonte de carboidrato isento de glúten

A tapioca se tornou a queridinha de quem busca uma vida saudável com alimentação balanceada. Fonte de carboidrato, o alimento é isento de glúten naturalmente e se torna uma boa opção para quem precisa evitar essa proteína. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que o prato é uma opção de carboidrato menos processado que os pães industrializados, por exemplo, por isso, é mais saudável. “Ela fornece energia, sendo interessante para incluir no café da manhã e para pessoas que praticam atividade física e precisam de opções de fácil digestão para serem consumidas antes do treino”, ressalta.

Além de prática para ser preparada no dia a dia, a tapioca combinada com diversos recheios, doces e salgados, permite várias possibilidades de composição de refeições. Versátil, pode ser acompanhada de geleia de frutas, manteiga, coco ralado, patês, queijos boursins, pasta de amendoim e de castanhas, frutas picadas, ovo mexido, frango ou carne bovina desfiados, além de carne seca. No entanto, Renata dá a dica: o ideal é priorizar seu consumo nos lanches ou café da manhã e evitar como substituição do almoço ou jantar.

Caso a opção seja para o jantar, a nutricionista indica um recheio proteico (ovo ou frango/carne desfiados) com uma boa quantidade de vegetais (cenoura e beterraba raladas, pepino fatiado, alface, tomate, rúcula, entre outros).

A farinha também pode ser usada como ingrediente para preparação de muffins e panquecas caseiras, ótimas opções para café da manhã e lanchinhos, inclusive para as crianças levarem para a escola.

Apesar das características saudáveis do alimento, a especialista faz um alerta. “Quem precisa seguir estratégias nutricionais com baixa quantidade de carboidrato, é importante ficar atento ao consumo da tapioca. A porção deve ser bem orientada por um nutricionista para que não ocorram excessos prejudiciais. Em casos de intestino preso, também é importante não exceder a quantidade recomendada, pois a farinha pode dificultar esse quadro”.

Renata ensina quatro receitas que levam farinha de tapioca no preparo:

Creme gelado de tapioca


400g de tapioca seca
1 litro de leite desnatado
½ xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de coco ralado

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes. Mexa bem até formar uma pasta densa. Acomode em forminhas de cupcake e leve para gelar por pelo menos 6 horas antes de consumir.

Dadinho de tapioca assado
500g de tapioca seca
500g de queijo coalho ralado
1 litro de leite desnatado
Sal a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o leite e, quando estiver começando a ferver, adicione o queijo coalho. Mexa bem e, em seguida, adicione a tapioca e o sal. Quando formar um creme uniforme, despeje a mistura em uma forma forrada com papel manteiga e leve à geladeira por 6 horas. Retire da geladeira e corte em cubinhos. Coloque os cubinhos em uma assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido a 220º até que fiquem levemente dourados. Sirva acompanhado de geleia ou melado de cana.

Frozen com tapioca
1 xícara de chá de leite de coco
1 xícara de chá de frutas vermelhas congeladas
2 colheres de sopa de goma de tapioca
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coloque em uma panela e, em fogo baixo, deixe cozinhar por cerca de 2 minutos após iniciar a fervura. Desligue o fogo, coloque a mistura em potinhos individuais e leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir.

Pãozinho de tapioca
300ml de leite desnatado
½ xícara de chá de tapioca
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
½ xícara de chá de polvilho doce
1 ovo
Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture o leite com a tapioca. Em seguida, adicione o ovo, o sal, o queijo ralado e o polvilho. Misture bem todos os ingredientes para formar uma massa firme. Faça bolinhas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Atividades de verão: conheça cuidados necessários para a saúde da musculatura e articulações

O corpo exige atenção na prática de atividades físicas e esportivas para evitar desconfortos e lesões O verão é...

Gaza: Médicos Sem Fronteiras condena ataque israelense que matou duas familiares de um profissional da organização

Ataque a abrigo de MSF em Al-Mawasi, Khan Younis, também deixou seis pessoas feridas Médicos Sem Fronteiras (MSF) condena...

Descubra os benefícios da cúrcuma no desjejum e potencialize sua energia ao longo do dia

A nutricionista Priscila Gontijo apresenta os benefícios e contraindicações do alimento que é reconhecido pela ciência moderna e...

O que aconteceu com o preço do azeite?

Especialista explica quais fatores podem ter impulsionado a elevação considerável do óleo no Brasil Nas prateleiras dos supermercados, os...