Terceira dose da vacina AstraZeneca reforça anticorpos contra Ômicron

Date:

Share post:

Conclusão é de pesquisa da Fiocruz e Universidade de Oxford

Pesquisa realizada por investigadores de diferentes instituições, incluindo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Oxford, revela que a terceira dose da vacina AstraZeneca aumenta significativamente os níveis de anticorpos neutralizantes contra a variante Ômicron do novo coronavírus. Os resultados foram publicados na plataforma bioRxiv nesta quinta-feira (23) e divulgados na página da Fiocruz.

“Como temos observado, a variante Ômicron é capaz de infectar pessoas com o esquema vacinal completo, assim como as que foram previamente infectadas por outras variantes. Os dados apresentados neste estudo mostram que a terceira dose é capaz de aumentar a presença de anticorpos neutralizantes contra Ômicron [foram aumentados em 2,7 vezes após a terceira dose da AstraZeneca], resgatando a capacidade de neutralização dos soros das pessoas vacinadas, como observado em relação às outras variantes, de preocupação após a segunda dose”, explicou o vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, Marco Krieger.

O soro obtido de indivíduos um mês após a aplicação da dose de reforço neutralizou a variante Ômicron em níveis semelhantes aos observados para a neutralização das variantes Alfa e Delta depois da segunda dose. Os pesquisadores da publicação consideraram o resultado encorajador, pois, mesmo frente ao desafio da nova variante, foi possível obter resposta protetora.

O experimento incluiu amostras de 41 indivíduos que receberam três doses da AstraZeneca. Como salientado no estudo, “os anticorpos neutralizadores contra a Ômicron são reforçados após uma terceira dose da vacina, significando que a campanha para fornecer doses de reforço deve adicionar considerável proteção extra contra a infecção pela Ômicron”.

da Agência Brasil – Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Comércio, serviços e turismo fazem apelo para que PEC do fim da escala 6×1 não seja votada antes das eleições

  Diante do avanço no Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a jornada de...

Projeto social oferece capacitação gratuita para mulheres em São Sebastião

  Aluna em aula sobre postura profissional e auto estima com professora Cris Reis Iniciativa da Casa de Cultura Telar...

Brasília é uma terra de oportunidades.

Nasceu assim e, ao longo do tempo, mantém-se como uma cidade acolhedora. Foi nesse solo fértil que, recém-formada e...

Brasília recebe o Kabbalah Centre nesta Lua Cheia

Duas palestras com o professor David Zakin acontecem no dia 27 de agosto e abordam propósito da alma,...