22.5 C
Brasília
domingo, dezembro 3, 2023

Um vinho degustado pelo Papa!

Date:

Share post:

Com simplicidade e taninos suaves, os vinhos elaborados com a uva Bonarda têm sim exemplares especiais e gostosos de degustar

Texto: Cynthia Pastor | Fotos: Divulgação

 

Que a Argentina produz 31.047 hectares de Malbec isso todo mundo sabe. Mas também produz 18.127 hectares de Bonarda, o que faz a Cabernet Sauvignon ser a terceira com apenas 17% de hectares cultivados no país dos hermanos. A Bonarda aportou por lá trazida pelos primeiros imigrantes europeus e segue firme em solo especialíssimo ao Leste de Mendoza, distante da Cordilheira dos Andes e cultivada em terras mais calorosas.

 

Simplicidade e tradição

Degustei um vinho com Bonarda, por apenas 60 reais a garrafa, acompanhando por um spaghetti ao funghi sechi com creme de leite fresco. Um vinho vibrante, repleto de frescor e simplicidade que rememorou as boas cantinas. Sim, cantinas! E por que não? A simplicidade da mesa saborosa e um vinho com taninos suaves, provavelmente já degustado pelo Papa! Sim, porque a uva Bonarda está nas mesas argentinas mais tradicionais!

Com uma coloração belíssima, a Bonarda é muito utilizada com uva de corte com intensidade cromática. Com menor teor alcoólico e suavidade, a Bonarda se apresenta como a possiblidade de um vinho para o dia a dia, ou seja, aquela saudável taça diária no almoço ou no jantar.

 

Sugestões de vinhos 100% Bonarda

Finca Las Moras – 100% Bonarda, sem passagem por madeira, com bela coloração rubi. Na boca as frutas vermelhas como amora e framboesa ganham, também, um toque terroso. Leve e com uma certa rusticidade ao mesmo tempo, ficou perfeito com spaghetti ao funghi sechi servido no La Vitta é Bella, uma quase cantina também rústica do italiano Fabrizio, que veio de Brescia para a Chapada dos Veadeiros! Com o risoto da casa, que é sensacional, também se casaria bem.

NietoBiblioteca Senetiner Bonarda – Um Bonarda 100% que pode ter guarda de até 3 anos. Na Argentina é harmonizado com as famosas morcillas e outros cortes da tradicional parrilla.

Don Nicanor Bonarda – Vinho 100% Bonarda, mas que passa 12 meses em barris de carvalho francês com potencial de guarda de oito anos. Perfeito para comer com um risoto de cogumelos, por exemplo, e perfeito para acompanhar as carnes da parrillada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Estilista Martha Medeiros lança biografia em Brasília

Sessão de autógrafos acontece no dia 7 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila do...

Quatro princípios práticos para quem busca a felicidade

Fundadora da Sociedade de Pessoas Felizes, Pamela Gail Johnson publica livro que estimula leitor a perceber a alegria...

COP28: em vez de unir forças, o mundo trava guerras, diz Lula

Presidente defendeu o desmatamento da Amazônia até 2030 Ao discursar para chefes de Estado e de governo na Conferência...

A Administradora de empresas e empresária de salão de beleza: conheça a história de Eliane Moreira

Empreendedora realizou capacitação com profissionais gabaritados.  No mês de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, foi...