22.5 C
Brasília
sábado, abril 27, 2024

VARIZES E VASINHOS: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS E COMO TRATÁ-LOS

Date:

Share post:

VARIZES E VASINHOS: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS E COMO TRATÁ-LOS

A associação de técnicas é uma das formas mais efetivas do tratamento de cada caso, sempre com uma avaliação prévia de cada paciente

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que fizeram tratamento de varizes e vasinhos. Mas você sabia que existem diferentes tipos e para cada um deles é recomendado um tratamento diferente? Basicamente, as varizes são classificadas em quatro tipos e para indicar o melhor tratamento é preciso antes identificar o tipo de cada uma delas.

Dra. Tatiana Losada

A cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Tatiana Losada, explica quais são eles:

Telangiectasias ou vasinhos: são vasos bem pequenos que estão localizados na pele. De coloração avermelhada ou arroxeada, são veias bem finas, superficiais e visíveis na pele.

Reticulares ou microvarizes: de coloração azulada ou esverdeada, estão localizados logo abaixo da pele, mas são menores que as varizes. Possuem tamanho de 1-3mm.

Varizes: são veias mais calibrosas, alongadas e, às vezes, tortuosas, que ficam localizadas entre a gordura e o músculo e possuem mais que 3mm de diâmetro.

As varizes surgem pela própria doença venosa, no entanto a forma de surgimento de cada tipo vai depender da pessoa, relacionado à genética, ganho de peso, gestação, entre outros fatores. “O tratamento é definido de acordo com o tamanho, localização do vaso, cor do vaso, tipo de pele, cor da pele, mas normalmente para os vasinhos menores, aquelas telangiectasias, tendemos a fazer aplicação e laser. Para os vasos maiores, espuma e laser. Porém, tudo isso vai depender realmente de todos esses parâmetros e o tipo de doença que o paciente tem e só conseguimos dizer qual será o tratamento adequado avaliando antes o paciente”, explica a cirurgiã.

Ela ainda afirma que normalmente é realizada uma associação de técnicas e não apenas uma para cada caso. A forma de prevenção será a mesma para todos: uma dieta adequada, prática de atividade física, acompanhamento vascular. Caso o paciente tenha algum histórico familiar, a recomendação é começar desde cedo a fazer o acompanhamento e, ao surgimento de pequenas lesões, o ideal é procurar o cirurgião vascular.

O alerta também fica para os casos de trombose. “A doença venosa, que são as varizes, quando está em estágios avançados, pode levar à trombose, mudança de coloração da pele da perna, inchaço e principalmente dor”, conta Dra. Tatiana. A doença venosa leva a uma dificuldade de retorno venoso, e essa dificuldade de retorno do sangue pode levar à trombose.

Para cuidar desses problemas, os tratamentos nos dias de hoje são os mais modernos, com uma associação de técnicas para evitar um procedimento cirúrgico e, principalmente, para o paciente também ter um resultado estético mais duradouro, há realmente um tratamento da doença.

As técnicas que faço em consultório, como laser, aplicação, espuma, não precisam de repouso, o paciente faz e vai embora para casa. Antigamente existia apenas aplicação e cirurgia. Hoje temos diversos tipos de tratamento que posso fazer baseado no tipo de lesão que o paciente tem. O tratamento cirúrgico também é mais simples nos dias de hoje, já que o paciente opera de manhã e vai embora no final do dia. E mesmo os casos que precisam de um repouso maior, na verdade é relativo. O paciente não fica o tempo todo de repouso com a perna para cima, até estimulamos que o paciente ande para uma melhor recuperação”, conclui a especialista.

Cirurgiã vascular Tatiana Losada | @dratatianalosada

Médica Especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia

Especialista em tratamentos modernos de varizes e vasinhos

Formada pela Universidade de Uberaba – MG

Cirurgiã Geral pela Secretária de Saúde do Distrito Federal

Cirurgiã Vascular pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular e Angiologia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

O GDF não previne e aumenta gasto com saúde

O uso de tendas e carretas tem se tornado cada vez mais recorrente. Ele é útil em crises,...

Ronaldo Fonseca se filia ao PSD-DF

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do governo Michel Temer, o ex-deputado federal Ronaldo Fonseca filiou-se ao PSD nesta...

Cápsulas, pó ou gomas?  Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Projeto “Olha o palhaço, no meio da rua!” leva arte circense para praças e escolas públicas do DF

Serão seis apresentações gratuitas na Cidade Estrutural e em Brazlândia E raia o sol, suspende a lua... O Circo...