28.5 C
Brasília
sábado, setembro 7, 2024

Veja o programa de governo da candidata à Presidência Simone Tebet

Date:

Share post:

Veja o programa de governo da candidata à Presidência Simone Tebet

Candidata do MDB defende programa permanente de transferência de renda

O programa de governo da candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, tem 48 páginas e é divido em quatro eixos principais: justiça social, cidadania e combate a desigualdades; economia verde e desenvolvimento sustentável; governo parceiro da iniciativa privada; e governo inclusivo, seguro e transparente.

No detalhamento, a proposta defende a implementação de um programa permanente de transferência de renda com novos critérios, que substituiria o atual Auxílio Brasil. Na saúde, o texto cita a elevação da participação da União no Sistema Único de Saúde (SUS). Outro ponto de destaque do plano de governo de Tebet é a recriação dos ministérios da Cultura e do Planejamento, além de mudanças na cobrança do Imposto de Renda Pessoa Física.

Na área ambiental, o documento propõe retomar o Fundo Amazônia; uma política de “tolerância zero” contra o desmatamento ilegal; regulamentar o sistema de créditos de carbono; e desenvolver um novo Marco Legal para a pesca.

O plano defende ainda uma “reconstrução, ampla e abrangente” do país que teria como ponto de partida a retomada do crescimento econômico para “acabar com a fome e a miséria, reduzir as desigualdades, voltar a criar empregos e gerar renda no volume e na qualidade que nossa população necessita”.

A proposta de Simone Tebet coloca a área de educação no topo das prioridades nacionais, liderada e coordenada pela União. O documento defende a educação em tempo integral e uma nova base curricular que aproxime o ensino médio, o ensino profissionalizante e o ensino técnico do mercado de trabalho, “com professores valorizados e infraestrutura adequada”. Os recursos arrecadados com as privatizações de estatais, segundo o texto, seriam destinados à redução da pobreza e à educação infantil.

O plano de governo de Tebet também planeja a aprovação, nos primeiros seis meses de governo, de uma reforma tributária, que já tramita no Congresso, para criar um imposto sobre valor agregado em substituição a diversos outros tributos e simplificar o sistema.

Edição: Paula Laboissière

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin, celebra 70 anos em Brasília

Cofundadora do Grupo Sabin, a empresária Janete Vaz completou 70 anos no último dia 27 (terça-feira) e celebrou...

Projeto Preservar resgata conhecimentos populares sobre ervas medicinais em sua 21ª edição

Ação promovida pela Farmacotécnica leva conhecimento e preservação do cultivo de ervas medicinais A Farmacotécnica lançou a 21ª edição do...

Circuito Arte e Cidade apresenta: Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes

Visitas teatralizadas pelo Panteão da Pátria e da Liberdade, Espaço Lúcio Costa e o Museu Histórico da Cidade,...

Herói ou vilão? A complexidade humana que a gente ignora

Definir alguém como herói ou vilão é uma tentativa de simplificar algo extremamente complexo: o comportamento humano. Na...