27.5 C
Brasília
terça-feira, abril 23, 2024

Conheça Vera Verônika, primeira rapper do DF e pioneira no rap nacional

Date:

Share post:

Conheça Vera Verônika, primeira rapper do DF e pioneira no rap nacional

Rapper, compositora, mantenedora de abrigo infantil, pedagoga, empreendedora e consultora nas causas de Direitos Humanos, Vera Verônika sempre foi muitas mulheres. Uma das pioneiras no rap nacional e primeira rapper feminina do Distrito Federal, Vera sempre encontrou na cultura do hip hop a força necessária para lutar contra tudo o que parecia injusto. Comemorando 25 anos de arte e poesia, a rapper brasiliense Vera Verônika lança DVD comemorativo que repassa esse um quarto de século.

Ela começou sua carreira na adolescência e sua música e mensagem foi evoluindo à medida que os anos foram passando. Mestre em educação e professora universitária, Vera fez de sua vida um palco aberto para suas bandeiras e causas. Ela também produz eventos culturais voltados para comunidades carentes e jovens em situação de risco social, além de preparar educandos e educadores para questões étnico-raciais, de gênero, homofobia e diversidades.

 

Vera é atuante em palestras, oficina e cursos que unem a Cultura Hip Hop e a História Afro-brasileira, sempre apresentando o rap como instrumento pedagógico no cotidiano do jovem de periferia. Esta é uma iniciativa oferecida para escolas, entidades e ONGs. O projeto é desenvolvido também com jovens em situação de risco, privados da liberdade, mulheres vítimas de violência e mulheres em presídios e abrigos.

Juntamente com as palestras e a música, Vera Verônika desenvolve trabalho social no Recanto da Paz, situado em Valparaíso de Goiás. Lá, ela coordena um lar com crianças entre 0 a 16 anos. A renda para desenvolver este projeto provém de artesanato fabricado por ela e sua mãe Dona Dina, comercializado na feira da torre de TV de Brasília, além de doações.

Essa jornada artística e humana única será revisitada no DVD comemorativo “Vera Verônika 25 anos”. O projeto conta com com um show com 14 faixas e 11 clipes, que reúnem um total de 215 artistas envolvidos. A direção musical é assinada por Higo Melo e Nego Dé, responsáveis por “Mojubá”, último álbum de Vera.

Assista “No Corre”: https://youtu.be/eaAsAQG312U

Assista ao DVD: https://youtu.be/YLBIspkJVbI

Ouça o álbum “Afrolatinas”: https://bit.ly/AfrolatinasVeraVeronika

 

Ficha técnica:

Letra: Vera Verônika

Intérprete: Vera Verônika

Produção Musical: DJ Brotha

Produção Geral: Higo Melo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Cápsulas, pó ou gomas? Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Curta-metragem vai mostrar como ditadura afetou crianças no Brasil

Em fase de busca de recursos, projeto já tirou o sono do idealizador Quando estava fazendo pesquisas para o...

Brasil ultrapassa os 3 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em casas e outros imóveis

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste Além do carregador de bateria para carros...

Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal

Acampamento Terra Livre deste ano deve ser o maior da história Começa nesta segunda-feira (22), em Brasília, o Acampamento...